segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O nojo da nossa arbitragem

Mais um jogo no Porto, mais um roubo.
É assim, mas é verdade. Ano após ano (eu já lhe perdi a conta), vamos alimentando sonhos de títulos que nos são descaradamente retirados sem que nada nem ninguém seja punido!
Eu já tinha avisado: jornada 2, Sporting vs Sporting de Braga, minuto 5, 0-0 no marcador, Moisés, defesa central do Braga, defende "à guarda-redes" um remate de um jogador do Sporting. Consequência: não se marca penalty claro. Coincidência das coincidências, nos jogos de Benfica e Porto, directos adversários na luta pelo título, há lances idênticos, de mão na bola. Consequência: é marcado penalty naqueles 2 jogos.
E assim há-de continuar! No jogo do Dragão, o lance que dá falta que haveria de dar em golo do FC Porto não é falta. Raul Meireles devia - com o resultado em 0-0 e com 11 contra 11 - ter sido expulso por acumulação de amarelos. Mas não foi. Lance do 1º cartão amarelo mostrado ao Polga é manifestamente mal mostrado. Critério ao longo de todo o jogo? Não existe.
Estamos a 6 pontos do Benfica e a 3 do Porto, à 6ª jornada. Por culpa própria? Sem dúvida, também e com muita teimosia estúpida do PB em manter jornada após jornada, em prejuízo da equipa, jogadores como André Marques (muito fraquinho) e Anderson Polga (em clara má forma, a precisar de ficar na bancada uns 3 ou 4 jogos). Mas assim, com estas manhosices de sempre, como é que lá podemos chegar?
O FC Porto, p.ex., na 1ª jornada da Liga, no último minuto de jogo, vê ser anulado um fora-de-jogo inexistente ao jogador do Paços de Ferreira, em óptima posição para dar a vitória à sua equipa. Em Braga, aquele penalty sobre o Alan só o árbitro é que não quis ver. Esta jornada, contra o Sporting, foi a vergonha sem pingo de pudor que acima descrevi. O Benfica - forte e coeso, a jogar bom futebol a larga maioria das vezes, em Leiria aquele penalty sobre o Aimar é o que se sabe, ou seja, não existiu, já para não falar dos 2 golos irregulares no Restelo. Passa em claro, pelo contrário, um penalty a favor do Benfica sobre o Ramires, contra o Leixões.
Sonhar com o título? Só se for para o ano, porque este ano, com as arbitragens ainda piores do que já eram e a pender sempre para o mesmo lado, bem podemos ficar com o 3º lugar, que os outros 2 já estão entregues e não é por nossa livre e espontânea vontade ou porque sejamos muito mais fracos. É porque...tem de ser! Tantos milhões investidos por uns e outros não podem ficar sem resultado.

6 comentários:

RBM disse...

Calma Luís Pereira doshhh Santosssssh.

Vem aí a vossa salvação...

O belém parece o viagra!!!

Vais ver o power que vos vai dar.

Até o facto de serem azuis ajuda à festa.

Agora mais a sério:

No rescaldo desta jornada, pelo menos uma coisa boa têm.

O Polga não joga (para mal dos meus pecados).

O Yontcha gosta de meninos desses...

Um abraço,

PS: previsão para Alvalade

Sporting 0-0 Belenenses (e que bom que era...)

André Teixiera disse...

Gostei de ver o Sporting... mas so na parte Atacante.
Não temos defesa. É a triste realidade, jogamos com um Grimi sem ritmo e sempre perdido no campo, com o Abel que já não tem pernas para as corridas e sem concentração nenhuma e o Polga que nos vai encavando jogo após jogo, com faltas estupidas e inuteis, adormece nos canto e nos livres (não ganha uma bola no ár).
Assim tambem é dificil ganhar jogos.
Mereciamos o empate contra o Porto. Ambos criaram lançes de perigo e foi um jogo muito equilibrado... até uma certa pessoa estragar a festa, acabando por desiquilibrar o jogo para o Porto. Se o meireles tivesse sido expulso, o Porto nunca ganhava e não se senão perdia...
Meu amigo Luis espero que ganhemos ao Belem para alegrar aki as hostes´.
Abraço

Tiago disse...

Luidgi, em primeiro lugar saúdo o regresso do teu blogue, lamentando apenas que a tua disponibilidade para a escrita seja resultado de uma lesão. Neste sentido espero que recuperes rapidamente e que a operação não seje necessária.
Quanto às tuas afirmações que o Sportinhg não está na frente por causa das arbitragens é que eu acho que são um pouco forçadas.
Indo ao jogo do Dragão, onde Duarte Gomes provou que não tinha condições para arbitrar aquele jogo, o lance de Polga é falta. Inadmissível é o Falcao cabecear naquela zona (apesar o jogador do FCP ter mérito no lance). Depois podes te queixar três amarelos forçadissimos (Polga, Veloso e salvo erro ao Grimi), os dois últimos nem falta fizeram e de uma vergonhosa falta de coragem para expulsar o Meireles. Há ainda na segunda parte um lance entre o Liedson e o Bruno Alves que me deixou dúvidas de quem provoca o contacto ou se este foi mesmo acidental.
Faltou-vos, igualmente, sorte (Postiga ao poste e corte de Falcao)engenho de Matias frente a Helton e sangue frio de Vuk.
Quanto às mãos na bola, concordo com a tua indignação, mas acho que o problema está em não haver uma clara interpretação da lei, a qual fica sempre ao critério do arbitro. Em minha opinião, para acabar com as polémicas, sempre que a bola bata no braço e este não esteje a proteger o corpo (mormente livres) ou estendido junto às ancas é falta, ficando o amarelo para quando existe clara intenção. Penso que com este critério acabava-se com a roleta das bolas na mão.
Quanto ao penalty de Leiria, acho que o mesmo é falta, pelo que sei o livre indirecto acontece quando não há contacto, neste caso houve contacto, como tal livre directo, dentro da área grande penalidade.

Um abraço, e rápidas melhoras.

ALVES ALMEIDA disse...

1. Sou fã do Paulo Bento...mas há coisas que não compreendo..
2. Aconstrução da equipa para esta época desportiva devia, no meu entende, assentar prioritáriamente na renovação da defesa...pois quem sofre os gololos que se sofreu contra o Real madrid, Barcelona e Bayern (cerca de 25), não pode assobiar para o lado...
3.Nenhum doas defesas se safa dos desaires alcançados...e por muito se ache piada ter um DC, Carriço, de tão tenra idade...no futebol profissional o DC são jogadores com experiência altos fortes, espadaudos e quanto mais feios melhor( dois dentes de fora e nariz torcido).
4 Portanto falar mal dos arbitros, por muita razão que tenhamos não chegamos a lado nenhum
5.Por ultimo, o Benfica ainda não jogou com o Porto, com o Braga nem foi ao Nacional...a ve4r vvamos, pois tambem estou curioso em ver se loucuras como a do nosso eterno adversário em ir buscar eternas esperanças se vai dar resultado ou não...
ABRAÇOS

Ludgi disse...

Replicando aos comentários de todos até agora:
1. RBM, o teu Belém tem safa este ano (sem secretarias e afins) julgo, apesar de ter muitas lacunas, especialmente na defesa, à semelhança do meu Sporting. O Polga não joga...e é um consolo, porque esse menino já não é uma teimosia do PB, é um protegido dele!!! Previsão de resultado para Alvalade: Sporting - 2 Belenenses - 0. Aquele abraço!

2. André Teixeira!
O Grimi sem ritmo era uma opção, às tantas, evitável, mas percebo também a preocupação em manter o importante Miguel Veloso na estrutura do meio-campo. Discordo completamente quanto ao Abel: foi o melhor da defesa e meteu no bolso o Mariano. Mais! Até parecia um defesa a sério!
O Polga...é o que se sabe e já me dá dó olhar e ver os adeptos desesperarem com a sua permanente inclusão no 11 inicial.
O Duarte Gomes foi o que se viu e, qunado um árbitro é nomeado para apitar um jogo estando a correr simultaneamente um processo disciplinar no qual o clube que vai jogar é interessado...está tudo dito. Um abraço!

3. Tiago, meu grande benfiquista :)
Antes de mais, obrigado pelos votos das minhas melhoras.5aF saberei se tenho mesmo de ser operado:(, espero que não.
Deves ter lido mal o meu último post, porque eu não disse que o Sporting não ia na frente por causa das arbitragens. Temos um plantel débil especialmente no plano defensivo e não porque nos faltem grandes soluções (falta sim um bom defesa central e um Guarda-Redes), mas sim porque alguns dos elementos estão claramente fora de forma (caso gritante é o Polga). Agora não me lixem porque só não vê quem não quer o que aconteceu no Dragão! Desde a nomeação ao roubo durante os 90 minutos, sinceramente, nada me espanta. Já deviamos estar habituados, porque isto já sucede há pelo menos 20 anos naquele estádio!!!
Um aspecto técnico:não é falta o lance que dá origem ao golo! Mas é assim tão difícil ver isso? Quanto à explicação do penalty, tem sentido o que disseste,às tantas tens razão.
Um abraço e lá nos encontrams no escritório para a semana!

Alves Almeida (Zé Carlos),
Concordo em absoluto que a época foi muito mal planificada. Incrível fazermos 3 jogos antes do 1º jogo oficial quando deviamos ter feito uns 10 pelo menos!
O PB tem dois problemas: 1 é o Pedro Barbosa, que devia dar a cara e mandar estes cabrões todos para um sítio que eu cá sei, mas não, não faz nada!Quem sofre é o treinador, que tem de dizê-las todas e o clube, que sofrerá com a sua futura suspensão. 2 é ser teimoso que nem uma burra!Irra que ele sabe que o Polga está a 5% das suas capacidades e insiste no gajo, quando ele sabe que o jogador não está bem!
A questão do calendário é óbvia, mas ninguém fala nela. Jogar contra Leixões, Setúbal e companhia Lda. é o que se sabe, só faltou mesmo a Naval.Deixa-os poisar. Como é hábito, vaidade desmedida e cagança a toda a prova é o que abunda lá para os lados da Luz, mas não é nada que todos já conheçam. E a comunicação social? Anda em delírio!!!

RBM disse...

Luís Pereira e Tiago,

Quanto à previsão de resultado do SCP vs CFB, espero que te enganes muito redondamente, mas o mais provável é mesmo acontecer a vossa vitória.

Quanto ao lance do penalty em Leiria, não deveria merecer discussão, porquanto, só era falta se o jogador do Leiria não tivesse tocado primeiro na bola.

Resumindo: Se faz jogo perigoso dentro da área e toca no Aimar primeiro ou ao mesmo tempo que na bola, é penalty, se toca primeiro na bola e só depois se dá o contacto, é jogo perigoso e livre indirecto. (ver lei 12).

Ou seja, não foi penalty!!!

Agora, que era uma situação difícil de se analisar, lá isso era e até dou o benefício da dúvida, mas em tese foi mal marcado.

Abraços,