segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O copo transbordou. E agora Sporting?

0-0 com o Belenenses, (mais uma) exibição cinzenta, estamos à 7ª jornada a 10 pontos do líder e atingimos um record negativo equivalente ao pior arranque dos últimos 17 anos.
Quando o cenário não é famoso, disparam críticas em todas as direcções e apontam-se 1001 soluções, maioritariamente em tom drástico e sem contemplações.
Até há bem pouco tempo, a culpa tinha como alvos Polga, Paulo Bento e Bettencourt. Agora, passámos à fase do "tudo é mau" e do "rua com o Paulo Bento".
A minha opinião passa pelo "nem tudo é mau nem tudo é bom" e "a eventual saída do comando técnico do Sporting de PB poderá ter ter atingido o limite".
Vamos por partes:
- Desde que Tonel agarrou a titularidade que o Sporting não sofre golos. Acresce que a nítida subida de forma do Abel e a saída de André Marques do 11 estabilizaram defensivamente a equipa. É óbvio que Polga é bom jogador, mas precisa claramente de banco, tal é a miserável fase por que o jogador passa;
- É incrível não ter ainda a equipa técnica do Sporting percebido que Caicedo é claramente o parceiro mais forte de Liédson e Angulo de início é começar a jogar com menos 1. Se esta situação for alterada de acordo, acredito que as melhorias irão sentir-se imediato.
- Pode ser que a paragem da Liga se revele benéfica, se isso significar o regresso do fundamental Izmailov. Veloso - igualmente crucial no nosso meio-campo - estará de regresso, o que é uma mais-valia indesmentível;
- A paciência para com PB - a minha - esgotou-se com este empate com o Belenenses. A entrada de sangue novo (por que não Manuel José, p.ex.?) só faria bem à equipa. A empatia treinador-jogadores já não é a mesma e isso, indirectamente, percebe-se tão bem! O pior é que JEB não tomará essa atitude enquanto não nos vir em último lugar ou coisa que o valha; por isso, das duas uma: ou PB se demite ou então não sai. Pelo menos, é o que, na teoria, parece;
- Por onde andam JEB, Ribeiro Teles e Pedro Barbosa? Jogamos mal, somos roubados e achincalhados por adversários e meios de comunicação social e onde andam os nossos dirigentes para defenderem o clube? Onde??? Quem sofre é o treinador (vide suspensão do PB) e, está claro, muito pior que isso, o clube;
- A equipa tem as suas lacunas (mais um central acima da média e mais um avançado de qualidade seriam bem-vindos), mas qual é a equipa que não as tem? Mais uma vez sublinho a minha opinião de que, defensivamente, o problema não está nas laterais: Grimi, um Abel em forma e Pedro Silva são bons jogadores e que dão garantias;
- A equipa tem óptimos jogadores, bem acima da média; falta a confiança para os colocar nos patamares ideais. Carriço, Moutinho, Veloso, Vukcevic, Izmailov, Liédson, entre outros, são jogadores, em forma, fantásticos. Uma melhoria psicológica era importantissima!
- Deixemos lá os lampiões e a sua cagança habitual principalmente nestas alturas em que a vida lhes corre melhor! Faz parte da maneira de ser deles! Será muito mais útil colocar os pontos nos "i" em nossa casa e apelar a uma concentração interna de esforços!
Em resumo, a meu ver, será muito mais benéfico para sócios e adeptos pensar Sporting, apelar ao Orgulho Leonino e apoio à equipa e jogadores que ficar de braços cruzados e chorarmos pela pior fase por que passamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo disse:
O PB e resto do pessoal conexo já gastou todos os cartuchos.
Ainda bem que não tenho ido ao Estádio...

Joni disse...

Finalmente!

Como sabes fui acérrimo defensor do PB durante as três ultimas épocas, mas a partir de certa altura no ano passado após tantas quezílias internas e principalmente depois dos 12-1 viu-se claramente que o ciclo PB^2 já se tinha esgotado, logo após o bayern não tinham condições para ficar. A equipa, que ao contrário do que alguns dizem é boa, grande parte do plantel é internacional pelo respectivo país, mas a verdade é que eles provavelmente já estão fartos do treinador e claro deve haver uma desmotivação e consequentemente um sub-rendimento. Ainda antes do inicio da presente época já defendia a mudança de treinador e até na estrutura desportiva, P.Barbosa se tiveres a ler dedica-te ao FM, pois é evidente que é necessário iniciar uma nova fase com diferentes ideias, existem mais tácticas para alem do losango e desta estranha nova táctica vinda do além que ninguém percebe. Jesus, aquele que até é sócio do SCP mas quem sabe até podem ser os dois =D, pôs em poucos meses a lampionagem a jogar melhor do que alguma vez o PB neste tempo todo.

Individualmente...Polga acabou para o futebol, Abel está a recuperar mas quem o viu e quem o vê, André Marques até arrepia a espinha e pode ser que o Grimi até se lembre de se esforçar um bocado.
Na frente irrita-me profundamente o caso Vukcevic, um jogador acima da média mas que não consegue render, muito devido à insistência e até burrice do PB em obriga-lo a jogar à esquerda quando o próprio jogador já veio a publico dizer que onde melhor joga é na frente com o Liédson, lembrem-se que quando faziam dupla foram dos poucos momentos de bom futebol, ou na direita se for no meio-campo.

Por fim, após todos os jogos, miseráveis, do SCP venho sempre à internet para ver se nas noticias apareceu a rescisão do pb...infelizmente ainda não foi desta.