terça-feira, 27 de outubro de 2009

O 8 e o 80

Mais 2 pontos perdidos em Guimarães e já vamos a 10 da liderança.
Lá veio a 1ª parte do costume, irritante, má, capaz de enervar um santo. Mesmo com um golo mal anulado ao Caicedo, que caía do céu aos trambolhões, caso fosse validado.
Como tivemos de ir à procura da vitória com uns primeiros 45 minutos atirados ao charco, voltou a atitude e o crer que tanto queremos que se repita mais vezes. Sem fazer uma 2ª parte de sonho, a equipa mostrou argumentos e garra para fazer muito mais do que já fez até aqui.
Futebol mais agradável com uma boa entrada do Pereirinha em campo, que muito ajudou a que o Sporting voltasse a puxar dos seus galões.
Chegou o golo - limpo - e veio depois o golo do empate do Vitória, no último ou penúltimo minuto de descontos. Típico de quem não vive um bom momento, clássico daquelas equipas que estão psicologicamente mal e que precisam de uma vitória num terreno difícil. E a vitória...foge-nos entre os dedos, deixando um amargo tão mau na boca que até parece que só a nós nos acontece.
Esquecemo-nos porventura que este ano já fizemos vários golos a acabar, com um laivo de sorte que não é normal acompanhar-nos.
Agora fazer num jogo inteiro apenas e tão só 2 oportunidades claras de golo...não chega!!! A teimosia do PB de jogar em losango e não num 4-4-2 clássico ou num 4-1-3-2 tem limites e eu já enchi!!! Só mesmo para acabar: porque é que o Veloso não começa os jogos a defesa esquerdo? Eu...não percebo.
Do outro lado da 2ª circular há regozijo com o bom futebol que - inegavelmente - se pratica. Mas há aquela vaidade, aquela arrogância mesquinha de quem tem uma memória demasiado curta. Há o achincalhar e o gozo típicos de quem não sente o sabor da vitória há tanto tempo, que agora, aproveita e descarrega nos adversários sem olhar a meios. Humildade...zero. Nada a que não esteja habituado. Mas é por isso que nos continuamos a orgulhar de sermos como somos, quer as coisas nos corram muito bem ou muito mal, sem achincalhar ninguém.
Mas já lá diz o ditado que quanto mais alto é o voo, maior é a queda e pode ser que se estatelem redondos no chão quando menos esperam.
Aliás, já se estatelaram 2 vezes, na Ucrânia e na Grécia. Mas os nossos media são de tal maneira imparciais e isentos que até parece que nada aconteceu, nem se iniciaram sequer esses jogos.
Ontem, o jornal do Benfica ("A Bola") apregoava como manchete aquilo que ainda nunca tinha visto. Dizia aquela: "Venham ajudar-nos!". Vergonha? Não, só correspondente à classe de quem o diz..

3 comentários:

André Teixeira disse...

Amigo já não o Sporting assim, desde a era do Peseiro. Existe um divorcio entre a equipa e o PB, que transparece péssimo futebol que o Sporting pratica e nos envergonha jogo após jogo.
Penso que o PB devia pelo menos colocar a disposição o seu lugar.
Cada vez tem menos espaço de manobra na equipa. Prevejo que esta poderá ser a pior epoca da historia do Sporting. Ficarmos mesmo a meio da tabela. Não vou comentar os adversarios, não só porque não merecem o meu tempo, mas também porque estou muito preocupado com o momento que se vive no Sporting.
A Verdade e a Realidade neste momento o "Dinheiro" para investir na equipa está a fazer a diferença para os adversários.
Força Sporting!
Abraço

Tiago Santos disse...

Caro Luidgi, compreendo o teu desânimo, principalmente pelas exibições e pelos resultados que a tua equipa está a realizar.
No entanto as mudanças tácticas que falas, parecem-me pc exequíveis. Como é que um plantel sem extremos vais jogar com extremos?
O sistema ideal para este Sporting é o tal losângulo, no entanto este não está a funcionar por uma razão óbvia: Ismailov!! É este jogador que dá dinâmica ao sistema com mudanças de velocidade e transicções rápidas, João Moutinho dá-lhe o equilibrio e a qualidade de passe, Veloso segura o aspecto defensivo e Matias dá-lhe genialidade onde Liedson finaliza e Vuk ou Caicedo dão-lhe explosão. Cabendo aos laterais dar-lhe largura.
Sem Ismailov, não há nenhum jogador no plantel para o substituír e o jogo do Sporting fica lento, e com qs nenhuma capacidade de choque numa zona nevrálgica do campo.
A questão que fica é em mês e meio, desde a lesão até ao final das inscrições não existiu nenhum jogador que o SCP conseguisse contratar para aquele lugar?

Quanto às críticas aos benfiquistas, não sei bem que bocas tens ouvidos, da minha parte nenhuma. No entanto posso-te recordar a animação na tua mesa de trabalho qd o SLB teve maus resultados na epoca passada, principalmente depois do jogo na Trofa. Por isso não venhas com essa escrita de superioridade intelectual leonina, pq é td a gente igual, tds gozam qd estão por cima e tds ficam ofendidos qd perdem e é a vez dos outros gozarem. É futebol, e estas picardias tornam-o ainda mais especial.

Qt à euforía benfiquista é normal, a equipa joga bem e marca golos. No entanto até agora o SLB só cumpriu aquilo que era sua obrigação, o campeonato a sério começa no sábado e fecha para férias em Dezembro. Qd aí chegarmos podemos ver se realmente é uma boa equipa, capaz de ser melhor que os outros, ou se trata apenas duma miragem que um verão cumprido ajudou a prolongar.

Qts aos jornais tens toda a razão há alarido a mais, pessoalmente não gosto nada desta euforía.

Um abraço,

OLeãoRampante disse...

É verdade que não jogámos bem. O Sporting dificilmente constrói jogadas de golo, e não consegue fazer marcações aos adversários. A facilidade com que as equipas adversárias arranjam espaços no nosso meio campo é aterradora! É um facto.
Mas também é um facto a dualidade de critérios do árbitro ontem. Os jogadores do guimarães de cada vez que caiam era assinalada um falta. e a prova disso veio quando o saleiro levou um porradão e nem falta foi. pior queisso, foi um fora de jogo que o nilson marcou a 30 metros do local onde foi assinalado! tal era a pressa do árbitro. já nem falo do golo mal anulado porque são foras de jogo complicados...
Já não basta jogar mal para ainda ter que papar com estes merdas. Eu tenho visto o inter, o real o milao, até o lyon e não têm jogado nada. O barça de vez em quando tb faz uns jogos de bradar aos céus e são a melhor equipa do mundo. Pra acabar, quero só dizer que quando tinhamos as as melhores equipas n ganhávamos nada e só capitalizámos o "ser melhor equipa" em 2 épocas.
As coisas são assim. Preto no branco. Ontem foi contra 15. mas com o olegário, esse animal habilidoso. é que quando ganham alguma vergonha, compensam com habilidade.