segunda-feira, 23 de março de 2009

Um roubo à descarada

O jogo foi no Sábado e já procurei resfrear os ânimos e procurarei, condignamente, opinar acerca do que sucedeu no Estádio do Algarve.
Sejamos claros e objectivos: o que toda a gente viu no Sábado não foi um erro de arbitragem. Foi um roubo, uma vergonha. Julgar um lance em que a bola bate claramente no peito e o árbitro diz que é mão, é um escândalo.
O resultado, antes da marcação do penalty estava 1-0 para o Sporting. Pelo andamento da segunda parte e do domínio do Sporting nesta etapa complementar (na 1ª parte, embora equilibrado, houve até algum período em que o Benfica pressionou mais), dificilmente - embora não fosse impossível - o Benfica nem sequer ao empate chegaria. Todos sabem disso!
Mas não é só um "erro" o que toda a gente viu. Como é que é possível 4 jogadores do Sporting estarem a aquecer atrás do fiscal de linha e todos terem afirmado ouvir que este disse que "não é penalty" em comunicação com o Lucílio e este, ainda assim, se ter decidido pela respectiva marcação do castigo máximo?
Em declarações à SIC, o Lucílio diz que não viu exactamente o lance. Logo, em caso de dúvida, não pode marcar penalty. Presumir que foi com a mão sem ter visto....é caso para dizer que este anormal não pode arbitrar mais. E depois ainda diz que o auxiliar que não viu o lance é que confirmou que era penalty. No mínimo, surreal!!!
Já há muitos anos que não se assitia a uma roubalheira tão flagrante. Mas o que mais estranho no meio disto tudo é que o Ministério Público, depois do que já toda a gente viu, não se mexe!!! Abram uma investigação criminal ao sucedido e investiguem esses senhores agentes do futebol, nomeadamente, Lucílio Baptista, os dois auxiliares e Dirigentes do Benfica! Mas andam todos ceguinhos ou quê?
Só tive pena que, tal como fez o Pedro Silva (não no que toca ao arremessar a medalha porque aí é um acto totalmente desnecessário e incorrecto), todo o plantel se tivesse recusado a receber a correspondente medalha. Mais: terminado o jogo, ou melhor, terminado o roubo, deveriam os jogadores recolher aos balneários e sair sem sequer se apresentarem na cerimónia das medalhas. Esse era o mais cruel sinal de revolta perante os ladrões do dia.
Durante o jogo foi o que foi e, à excepção do lance de Polga que, na minha opinião, seria passível de acumulação de amarelos e consequente expulsão, quantos e quantos lances passaram impunes sem sanção disciplinar aos jogadores do Benfica? O lance do Reyes é escandaloso e passível de cartão vermelho directo e variados lances para cartão amarelo passaram em claro (o Katsouranis, p.ex., deu porrada até dizer chega). Há amarelo? É para um jogador do Sporting.
Por fim, não ficava tão bem aos Dirigentes, equipa técnica ou jogadores do Benfica afirmarem publicamente que não foi penalty e que a verdade do jogo foi escamoteada?
Uma última palavra a 2 benfiquistas que eu bem conheço e grandes amigos (vocês sabem quem são): vocês sim, sabem ver futebol e o significado da palavra fair-play.
Senti-me enojado com aquilo que vi. O Benfica, nestes últimos 4 anos, não ganhou um único título com 60 milhões investidos na equipa de futebol. Não dava para mais, tinham de levar a força uma tacinha (que tem a importância que tem, como é sabido), nem que fosse roubado. É triste, mas é verdade.
Nos últimos 5 jogos antes do jogo da final da Taça da Liga, o Sporting não tinha ganho um único jogo com uma arbitragem do Lucílio Baptista. Já lá vão 6, agora. Tanta coincidência...

3 comentários:

Anónimo disse...

Quase 24h depois e ninguém fez qualquer comentário?! Estranho, até parece que somos (os benfiquistas) culpados de alguma coisa! Não somos! Concordo e compreendo perfeitamente a revolta dos Sportinguistas. Se fosse ao contrário estaria igualmente chateado, mas acho importante deixar aqui algumas notas. Vamos aos factos: 1) foi um jogo equilibrado; 2) houve oportunidades para os dois lados; 3) o árbitro errou. Muito provavelmente, se não houvesse este erro, não teríamos ganho a taça. Agora, não me parece correcto as insinuações que se fazem a propósito dos dirigentes do Benfica. Se alguém tem alguma prova que apresente. Depois, a equipa técnica/dirigentes do Benfica não têm nada que aparecer a dizer que a grande penalidade foi mal assinalada. Se há coisa que não podemos ser acusados é de falta de coerência. Podem dizer que não jogamos nada, que o estádio é feio por fora e que o Luisão parece um Nenuco, mas não de falta de coerência. Desde o princípio do campeonato que não falamos de arbitragem. No fim do jogo com o Porto perguntaram ao Quique Flores "Sentiu-se roubado hoje?" e ele respondeu "Não, porque sei o que custa estar no lugar do árbitro". Pois foi exactamente o mesmo o que ele disse no fim do jogo no Algarve.
Protestem, revoltem-se, mostrem a vossa ira, mas não nos coloquem ao barulho. Foi nos dada uma oportunidade e nós simplesmente aproveitámos.

Anónimo disse...

Já falei contigo, já li os teus comentários, já li o comentário do Pedro Vieira, ouvi os disparates do Lucilío, li qq coisa do João Gabriel, e ouvi uns bitaites do programa da TVI24, acho que há várias coisas a realçar:

1) O Lucilío errou, mas mais grave do que isso, foi ter assinalado a grande penalidade com base na intuição. Por outro lado viu-se claramente uma incapacidade para acalmar um jogo demasiado faltoso e duro, só assim se percebe que Reys, Luisão (pelo que dizes pois não vi os primeiros minutos de jogo), Derlei, Polga, João Moutinho e possivelmente outros mais, tivessem terminado o jogo!

2) Não concordo quando dizes que o SCP ganharía o jogo se não fosse assinalada aquela coisa.

3) Numa bela festa, mais uma vez o futebol saíu a perder, naquele campo e por caso de uma "diarreia cerebral" todos perderam, o SCP pq perdeu o jogo, o arbitro por tudo o que já se disse e o SLB pq lhe deram uma Carlsberg e de imediato atacaram-lhe a Hamstel (leia-se LC), além de a vitória não ter qualquer sabor e tornar-nos suspeito de corrupção, como tu, um advogado, de imediato lhe apontaste. É bom que concretizes, por mt mal q se diga do LFV, e eu ñ gosto particularmente da sua personalidade e cada vez menos da sua gestão desportiva (que saudades de uma equipazeca com miúdos como Mantorras, Miguel, Ricardo Rocha, Simão, Tiago, Manuel Fernandes, conjuntamente com Petit e o Nuno Gomes, que formaram os primeiros anos de LFV substituída por uma equipa com 9 estrangeiros), acho q este ao menos apresentou provas e tentou desmascarar algumas coisas, como tu próprio me dissetste mt + foi investigado, provado e q ficaram escondidos nas enormes gavetas da PJ, era bom q tu, ou o teu clube fizessem alguma coisa para mudarem as coisas e se realmente tem suspeitas ou provas que as apresentem e lutem pela verdade desportiva.

4) Acho tal como o Pedro Vieira, que as palavras do Paulo Bento sobre o jogo e o lance tem toda a razão de ser, agora vir condicionar de forma escandalosa as próximas oito jornadas do campeonato, com a frase que de certeza bem ouviste, não me parece correcto e muito menos sério. Relembro-te que a grande penalidade mal assinalada pelo benfiquista Pedro Proença, pode ter-nos tirado o título, mas não viste da parte do SLB este tipo de comportamento.

5) Reforçando a ideia, a diferença entre ganhar a Taça da Liga e estar na final desta são 250.000 €, entre ir ou não ir à Champions, são pelo menos cinco milhões de Euros.

Um abraço!

Ludgi disse...

Caro Tiago,
A título de comentário ponto a ponto daquilo que afirmaste, tenho a dizer que:

1) Assinalar um penalty por intuição só revela uma incapacidade total para arbitrar um jogo de futebol (quanto mais um Sporting - Benfica), uma costela benfiquista - que eu sei que o Lucílio tem, é público, em Almada toda a gente sabe por factos que te já comentei - que não se pode evidentemente assumir ou então foi corrompido. Que foi uma vergonha e mancha a marca Benfica, disso não tenhas dúvidas.
Quanto à "porrada", concordo contigo que pudessem existir mais expulsões para além da do Pedro Silva, mas por esse princípio, do lado do Benfica, Katsouranis, Reyes, David Luis e Luisão deviam ter ido para a rua. O Reyes, p.ex., é um escândalo não ter ido (espero que tenhas visto) a andar, para além dos mais que frequentes mergulhos para a piscina.

2) Eu disse que o Sporting provavelmente ganharia o jogo se não fosse assinalado penalty.

3) Que queres que concretize acerca do LFV? Eu não o conheço nem sei da vida dele! O que disse foi que, depois do escândalo, o mínimo, sublinho, o mínimo, era ser aberta uma investigação criminal ao sucedido fundamentalmente em torno da equipa de arbitragem e, depois das conclusões, eventualmente em torno dos dirigentes do Benfica.

4) Essa do condicionar o campeonato é que me revolta ó Tiago. A sério. Mas quem é que condicionou quem? Somos roubados como somos, é óbvio que temos de exteriorizar a nossa revolta! Ou achas que se calhar deviamos ficar caladinhos que nem ratos para não sofrer penalizações da Liga? Pelo amor de Deus.

5) Já tive oportunidade de to dizer, não foi o perder a treta da Taça da Liga que me revoltou. Foi a forma nojenta com que a nos tiraram.

Para finalizar, envio-te aquele abraço de Saudações...Desportivas, porque sei que, apesar de lampião doente, sabes ver futebol e se quiseres, és suficientemente imparcial.