quinta-feira, 29 de maio de 2008
Projecto (semi) aprovado
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Queda irremediável ou ascensão competitiva significativa?
terça-feira, 27 de maio de 2008
Reestruturação financeira do Sporting em análise
O Sporting vive actualmente limitado pela dimensão do seu passivo (cerca de 234 milhões de euros, o qual pretende até 2012 reduzir para 139 milhões de euros), sendo essencial reduzir o mesmo e o volume dos encargos financeiros suportados todos os anos, de modo a libertar meios para o projecto desportivo do Sporting, nomeadamente, para a sua equipa de futebol profissional.
De acordo com aquilo que li e ouvi, parecem-me a mim que as palavras do presidente Filipe Soares Franco são coerentes e com uma lógica consistente. Isto, obviamente, salvo melhor opinião porque todos nós queremos o melhor para o Sporting.
Segundo sei, a reestruturação financeira passa por 3 principais vertentes:
- A reestruturação proposta permitirá relativamente à situação actual e até 30/06/2012, a diminuição dos montantes exigidos a título de amortização de capital e pagamento de juros, actualmente de 175 milhões de euros, para 109 milhões de euros, o que se traduzirá numa poupança de 66 milhões de euros a pagar junto dos bancos;
- O montante de 55 milhões de euros de fundos próprios, resultantes dos projectos imobiliários (40 milhões de euros) e melhoria de resultados do Grupo em três anos obra de aumento de receitas de exploração, diminuição de juros e comissões bancárias e eventuais parcelas de mais valias de venda de passes de jogadores. (15 milhões de euros) permitiria abater também o actual passivo.
- Emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC’s) pelo Sporting SAD, no valor de 60 milhões de euros. Para viabilizar a emissão dos VMOC’S na Sporting SAD, será necessário trespassar a Academia Sporting Puma para a Sporting SAD, por um valor não inferior a 21 milhões de euros, libertando uma mais valia para o SCP de 14 milhões, registada a título de suprimento pelo SCP na Sporting SAD. Se não se venderem todos os Vmoc’s no final do período de subscrição, a emissão será tomada firme pelo Bancos, pelo que neste caso os VMOC’s não subscritas pelo público serão subscritos pelos Bancos.
Por outro lado, esclareceu o Sporting em comunicado no site oficial do clube, que o Sporting Clube de Portugal é o único e exclusivo detentor de acções especiais que lhe conferem os seguintes direitos: A AG não pode funcionar nem deliberar sem a presença da totalidade do(s) representante(s) destas acções. É necessária a unanimidade de votos correspondentes a estas acções para aprovar na Assembleia Geral matérias como, alienação ou oneração do património, emissão de novas acções, cisão, fusão, transformação ou dissolução da sociedade. O titular das acções de categoria A tem direito a designar um dos membros do Conselho de Administração, que terá direito de veto sobre as matérias acima mencionadas.
Pronunciem-se caros Sportinguistas e restantes adeptos em geral. A interpretação correcta de um tema tão importante como este é fundamental.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Um dilema chamado Guarda-Redes
domingo, 25 de maio de 2008
Rui Patrício no AC Milan? - Notícias Exclusivas a que tive acesso!
Decidi publicar uma notícia que me deram hoje "off the record". Não consta de qualquer jornal ou outro meio de comunicação social que eu saiba e a informação que me deram tem origem num campo indoor onde habitualmente jogo durante a semana, o qual é um núcleo oficial da Academia do Sporting.
Diogo, Relações Públicas do Sporting (ex-jogador do Sporting e Alverca, jogava a trinco, creio que decerto se recordarão) disse ao funcionário com quem dialogo no dito indoor habitualmente que 4 transferências que estarão quase consumadas:
- Rui Patrício tem quase acertada (e eu coloco o "quase", embora a mim me tenham confirmado que está mesmo acertado) a transferência para o AC Milan;
- Pauleta está prestes a assinar contrato com o Sporting;
- Grimi deverá transferir-se para o FC Porto por 4 milhões de euros;
- Estão ainda a caminho um extremo nigeriano e um outro jogador de nacionalidade argentina, os quais não me conseguiram dizer quem eram.
É esperar para ver. As informações podem até não valer absolutamente nada, mas que posso garantir que a minha "fonte" é segura, lá isso é. Resta saber até que ponto se concretizarão e quais se concretizarão.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
A Taça é nossa!!! De quem mais poderia ser?
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Contagem decrescente para o Jamor
No Sporting, o tema do momento é mesmo a infeliz lesão de Liédson. O Levezinho, desde que assinou pelo clube que nunca se tinha visto a braços com uma lesão de tamanha gravidade, como é a de que padece, ou seja, rotura de um ligamento cruzado do joelho esquerdo. O tempo de paragem poderá variar entre 2 a 6 meses, o que significa não só que está obviamente fora das opções para a final da Taça de Portugal com o FC Porto, como - pior que isso - não conseguirá iniciar a próxima época a tempo com o restante plantel.
A operação deverá por esta altura estar a terminar ou terá já mesmo terminado, restando-nos a nós adeptos esperar que Liédson recupere o mais depressa possível. É uma pedra base do 11 há já alguns anos e é um imprescindível no clube.
No meio deste azar, há pelo menos uma vertente positiva na minha opinião: o assédio de outros clubes estrangeiros na pré-época que se avizinha desaparece quase com toda a certeza e, se Liédson não sair esta época...creio que não mais sairá do Sporting até ao fim da carreira do ponta-de-lança.
O resto do plantel está apto e Derlei é hipótese para o último jogo da temporada. Preparem-se: aposto que PB vai fazer uma "mini-surpresa" e o Ninja vai integrar o 11 titular. Querem apostar?
Era bonito e motivante para o futuro sairmos vencedores do troféu (seriam 2 consecutivos) e os adeptos merecem.
Até à próxima Sexta-Feira provavelmente não terei oportunidade de escrever no blog porque estarei fora, mas se tiver oportunidade de "molhar a sopa" como espero que Derlei o faça, não hesitarei e cá estarei para mais uns "posts", nem que sejam curtos, mas pertinentes.
Até lá, Força Sporting e tragam a Taça de Portugal para Alvalade!
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Hugo Viana: futuro em equação
Viana emergiu no Sporting na época gloriosa de Mário Jardel e da conquista do campeonato da época 2001/2002. De promessa de nível mundial a desilusão, de Newcastle a Osasuna, o miúdo, salvo melhor opinião, não tem tido sorte. Talento não lhe falta, mas as lesões e a falta de adaptação ao futebol espanhol deu no que deu: hoje é jogador do Valência e está emprestado ao Osasuna. O regresso ao Valência é uma carta quase fora do baralho e para além disso, o clube "che" vai apostando sucessivamente em jovens prodígio sul-americanos, como é o caso de Ever Banega.
Os críticos apontam-lhe o dedo e dizem que o seu futebol não tem profundidade e que o aspecto psicológico não é o seu forte. Pois eu discordo. Acho mesmo que, se Hugo Viana regressasse a Alvalade, teria uma oportunidade de ouro de se reafirmar como futebolista de topo e de mostrar o seu tremendo pé esquerdo. Tem um bom passe e um bom remate. É por natureza um tecnicista, embora lhe falte velocidade. Mas a sua posição em campo exige dele cabeça levantada e uma qualidade de passe que faça a diferença.
Segundo parece, o Osasuna tem opção de compra do seu passe por 4 milhões de euros. Embora não tenha acompanhado a par e passo a carreira do Viana esta temporada, duvido que o Osasuna exerça esta opção; por outro lado, o Valência não tem espaço no plantel para o internacional português.
De um ponto de vista desportivo, quer venha ou não para o Sporting, se eu fosse o Hugo Viana e tivesse essa oportunidade, não pensava duas vezes e vinha já para o Sporting. Conhece os cantos à casa, voltava para junto da família (e até dos vizinhos, que ele era meu vizinho de porta, eheh) e tem a Champions para explodir.
Se se equacionar a sua vinda para o clube, os responsáveis do Sporting não deverão enjeitar a oportunidade. A custo zero ou por empréstimo, melhor negócio só mesmo o do Rochemback.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Roca já assinou! Quem são os senhores que se seguem?
terça-feira, 13 de maio de 2008
Votação da "Champions" revelou-se acertada
"Roca" de regresso a Alvalade?
segunda-feira, 12 de maio de 2008
O lugar da Champions está reservado para nós! A passarada conseguiu ir à UEFA
quinta-feira, 8 de maio de 2008
A "dança" das transferências já anda no ar...há muito tempo
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Yannick em risco de suspensão por ter festejado um golo? Esta dá para rir
Já ontem se afirmava que um gesto de Yannick Djaló nos festejos do golo que havia acabado de marcar contra o Paços ia ser investigado. Tudo isto porque minutos antes, o jogador tinha sido alvo de cênticos racistas pelos "Yellow Boys" (claque do P. Ferreira) e Yannick tinha feito o gesto de os mandar calar.
Hoje, a notícia já é outra. Parece que esse mesmo gesto - o qual já foi feito por tantos e tantos jogadores por esse mundo fora e nunca punido (veja-se Cristiano Ronaldo, p.ex.) - pretende-se agora (logo agora, que coincidência) ver punido! Para além de estúpido o caso, foi um acaso, coincidência vejam bem! Ah, mas a história não acaba aqui: Yannick, depois do gesto, foi ter com Miguel Veloso festejar com ele e fizeram umas caretas de alegria do golo um para o outro e...deve ser esse o motivo. De facto, fazer caretas ao colega de equipa daquela maneira...onde é que já se viu, inadmissível!
A ser verdade a notícia da suspensão...meus amigos, em vez de jogarmos sem o Yannick vamos jogar com outro qualquer na frente e ainda há-de saber melhor ganhar ao Boavista. Mas vamos aguardar pelo rol de acontecimentos que isto de ridículo...tem pouco. Com o desenrolar do tema, mais tarde pronunciar-me-ei novamente sobre o assunto se julgar interessante fazê-lo.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Os putos foram maduros e deram a resposta que se pedia
Como já se previa, o jogo esteve longe de estar fácil e, salvo os primeiros 15-20 minutos onde entrámos bem e à procura de fazer o golo, o Paços teve duas ocasiões soberanissimas de fazer o golo, uma delas com Edson, dianteiro do Paços, a querer quase entrar com a bola pela baliza dentro e com Tonel a cortar a bola mesmo em cima da linha de golo.
Nesta lógica e sequência de ideias, deixem-me tecer um enorme elogio e uma grande reprimenda a dois jogadores do Sporting: Tonel e Polga. O primeiro, aliás, como é seu timbre, foi enorme durante os 90 minutos e teve aquilo que nenhum outro do jogador teve em termos de atitude e personalidade - bolas rasteiras, pelo ar, bolas paradas, eu sei lá...dá gosto ver jogar e ter um central como o Tonel. Só a casmurrice de Scolari sabe porque não é presença habitual na nossa Selecção. Por outro lado, Polga esteve...uma nódoa. Em declínio exibicional de há uns tempos para cá, meteu água mais que uma vez e foi "comido" no um-para-um que nem um menino outras tantas. Onde estavas tu Polga?
Eu bem sabia que este ia ser um jogo terrivelmente dificil de controlar física e emocionalmente e os jogadores, apesar de não terem realizado uma exibição consistente e poderosa, fizeram aquilo que tantas vezes todos nós adeptos, simpatizantes e dirigentes pediram, i.e., foram abnegados, lutaram muito e dignificaram a camisola do Sporting numa altura tão importante como esta.
Um último comentário para esse "palhaço" da bola chamado José Mota. Mais uma vez não demonstrou um pingo de fair-play, afirmou que o Paços foi a melhor equipa e que a arbitragem os tinha mais uma vez prejudicado. De há umas jornadas para cá, em cada flash interview que este artista fala, a arbitragem é sempre o mesmo tema e ontem não fugiu à regra. Pena é que, p.ex., no jogo em Alvalade no célebre golo do Ronny com a mão não tivesse reconhecido sequer que tivesse havido falta e a consequente anulação do golo do Paços. Por isso mesmo, José Mota (nem é tanto o Paços, é mesmo o Zé Mota), te desejo que vás para a Segunda Liga, que não fazes cá falta nenhuma.
A Champions está perto e a vitória contra o Boavista é - excepção feita à final da Taça de Portugal, no próximo dia 18 de Maio de 2008 - o que se exige. A equipa tem de se unir e concentrar forças no jogo do próximo Domingo porque a entrada directa na Champions está ali mesmo ao nosso alcance.