segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os putos foram maduros e deram a resposta que se pedia

Foi uma exibição pragmática e sem floreados. Foi o que se pedia. A altura da época assim o exigia e era perceptível que os 11 leões que se apresentaram na Mata Real sabiam bem o que tinham de fazer. A vitória impunha-se e mais uma vez Yannick resolveu. Bem entendido, é claro, apetece dizer "Bendita lesão"!

Como já se previa, o jogo esteve longe de estar fácil e, salvo os primeiros 15-20 minutos onde entrámos bem e à procura de fazer o golo, o Paços teve duas ocasiões soberanissimas de fazer o golo, uma delas com Edson, dianteiro do Paços, a querer quase entrar com a bola pela baliza dentro e com Tonel a cortar a bola mesmo em cima da linha de golo.

Nesta lógica e sequência de ideias, deixem-me tecer um enorme elogio e uma grande reprimenda a dois jogadores do Sporting: Tonel e Polga. O primeiro, aliás, como é seu timbre, foi enorme durante os 90 minutos e teve aquilo que nenhum outro do jogador teve em termos de atitude e personalidade - bolas rasteiras, pelo ar, bolas paradas, eu sei lá...dá gosto ver jogar e ter um central como o Tonel. Só a casmurrice de Scolari sabe porque não é presença habitual na nossa Selecção. Por outro lado, Polga esteve...uma nódoa. Em declínio exibicional de há uns tempos para cá, meteu água mais que uma vez e foi "comido" no um-para-um que nem um menino outras tantas. Onde estavas tu Polga?

Eu bem sabia que este ia ser um jogo terrivelmente dificil de controlar física e emocionalmente e os jogadores, apesar de não terem realizado uma exibição consistente e poderosa, fizeram aquilo que tantas vezes todos nós adeptos, simpatizantes e dirigentes pediram, i.e., foram abnegados, lutaram muito e dignificaram a camisola do Sporting numa altura tão importante como esta.

Um último comentário para esse "palhaço" da bola chamado José Mota. Mais uma vez não demonstrou um pingo de fair-play, afirmou que o Paços foi a melhor equipa e que a arbitragem os tinha mais uma vez prejudicado. De há umas jornadas para cá, em cada flash interview que este artista fala, a arbitragem é sempre o mesmo tema e ontem não fugiu à regra. Pena é que, p.ex., no jogo em Alvalade no célebre golo do Ronny com a mão não tivesse reconhecido sequer que tivesse havido falta e a consequente anulação do golo do Paços. Por isso mesmo, José Mota (nem é tanto o Paços, é mesmo o Zé Mota), te desejo que vás para a Segunda Liga, que não fazes cá falta nenhuma.

A Champions está perto e a vitória contra o Boavista é - excepção feita à final da Taça de Portugal, no próximo dia 18 de Maio de 2008 - o que se exige. A equipa tem de se unir e concentrar forças no jogo do próximo Domingo porque a entrada directa na Champions está ali mesmo ao nosso alcance.


11 comentários:

Anónimo disse...

tonel na selecção....anda tudo doido!!!!

Ludgi disse...

Pois é...esqueci-me que, em vez do Tonel, o Luís Filipe era muito melhor opção!
Já agora: algum dos centrais do Benfica - à excepção do David Luiz, que tem grande potencial - é melhor que algum dos do Sporting? Hum...não me parece!!!

Anónimo disse...

Pessoalmente prefiro ver na seleção o Tonel do que o Pepe. Acho o Tonel mais disciplinado e certinho do que o luso-brasileiro Pepe.

Saudações Benfiquistas

PS: "Estão a puxar-nos para baixo" é só rir

Anónimo disse...

Hurray! que vitória sofrida e graças a Deus um boa dose de sorte e falta de jeito dos jogadores do Paços:)

Sinceramente não estava com muita fezada para este jogo mas a equipa acordou e perceberam que era fundamental a vitoria!(o que aconteceu a águia vitoria?;)
Como bem disseste Tonel..época fantastica, Polga desde inicio do ano que tem feito exibições muito fraquitas..
ah... e o José Mota tambem reparei que nas ultimas semanas anda com mania da perseguição, a dizer que foi a equipa mais prejudicada do campeonato, anda aí uma cabala contra a potência do futebol europeu que é o Paços de Ferreira etc...=)

Ludgi disse...

Vitor, se todos tivessem metade do teu fair-play, o futebol era um desporto perfeito :) Agradeço as palavras, eu acho mesmo que o Tonel está feito um jogador maduro e com potencial; já o Polga...está em curva descendente e "pede" que a época acabe depressa. É preciso recuperar forças físicas e mentais para o jogo com o Boavista.
Quanto a ti Joni, acredita, o jogo foi um misto de entrega dos jogadores e de sorte, que nesta altura (ou em qualquer outra, mas especialmente nesta) é muito bem-vinda.
O pior é que o Gladstone não tem nem metade da classe de qualquer um dos centrais titulares e por isso vai chegar ao fim da época com "guia de marcha".

Anónimo disse...

o que é que o luis filipe tem a ver com o tonel...axo k nada pois nao! no nome não é..na posição tb não...continuo sem perceber!!! mais uma vez...uma birra dos verdinhos!!!centrais do benfica...luisao ganha a milhas ao vosso polga que vosses gostam tanto..e ja me eskecia!gladstone, que bomba!!!!pelas vossas palavras..parece que centrais, como dizem..so tem mm o tonel!!!

Anónimo disse...

Gladstone teve poucas oportunidades e já o crucificam no Porto isso não funciona assim e talvez seja essa a grande diferença entre o Porto e os clubes da 2ª circular, é certo que quando foi chamado para o campo pouco ou nada fez e o que fez não foram maravilhas. Mas

Edcarlos é um defesa mediano e lá anda a ocupar um lugar que para mim poderia ser do Miguel Vítor mas eu sou apenas treinador de bancada.

Mas comparando Luisão ao Polga prefiro o Luisão e comparando estes ao David Luis prefiro o David.

Finalmente o campeonato está a chegar ao fim já estou cansado de levar tanta pancada domingo a domingo.

PS: Luis tens um martelo para partir o porquinho?

Ludgi disse...

Carissimos Edgar (pxoi) e Vítor (Sebastian),
A comparação que fiz com o Luís Filipe (lateral direito) entende-se porque o Benfica não tem nenhum outro central de nacionalidade portuguesa. Tem? Pois é.
Quanto ao Gladstone, estamos de acordo - se é bom, ainda não vi nada. Quanto ao Luisão, discordo com a vossa opinião - aqueles pés que ele tem são pés ou barrotes de tijolo? O Polga (em forma, ao contrário da fase actual por que está a passar) tem pés, antecipação, classe, sai a jogar e...não leva cuecas terríveis "à la Paíto" nem fica volta e meio deitado (não é sentado) no chão com as nozadas dos adversários. O David Luiz sim, reafirmo-o, parece-me ser, de facto, um central com qualidade.
Quanto ao porquinho...calma que a Liga ainda não acabou e felizmente que nós Sportinguistas não nos vangloriamos de coisa alguma quando ainda não ganhámos nada. Além disso, se ganharmos, é apenas o 2º lugar (importante, de facto).
Aquele abraço e Saudações Leoninas!!!

Anónimo disse...

O melhor lugar do Luis Filipe é fora do Benfica nem para o Ferroviários serve!!

Luis, penso que não existem duvidas quanto á conquista do 2º lugar e cosecutiva perda da aposta. O Benfica fica no quarto lugar e já não é mau, ainda bem que retiraram 6pontos ao Belenenses!

Saudações

Anónimo disse...

Uffa estava dificil em conseguir comentar...não conseguia aceder:|
O Gladstone parece realmente um jogador mediano nada mais, agora se ele fosse do Porto parece-me um bocado dificil pois o Porto até costuma acertar com quem contracta!

Agora Luisão?opa não devemos andar a ver o mesmo campeonato nos ultimos 2 anos, manda fifias a cada 2jogos, o Polga embora não esteja em forma ainda consegue safar um pouco mais que o Luisão...nem falo do Edcarlos(quem?);)

Anónimo disse...

se tavamos a falar em termos de nacionalidade portuguesa..a la muitos no plantel(o pk do luis filipe....enfim)!!!msa ja agr...kts centrais tugas tem os lagartinhos..pois é..so um tambem! tenho fraca memória!!