quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Madrid: do desastre da 1ª parte ao reencontro com a postura na 2ª

Troféu Santiago Bernabéu, estádio quase repleto de adeptos "madridistas" e uma equipa recheada de galácticos foi aquilo que o Sporting ontem encontrou em Madrid.

Que toda a gente sabia que a diferença de valores, de números e de milhões entre o Real Madrid e o Sporting, é a mais pura das verdades, é um facto. Agora chegar ao intervalo e estar a levar 5 (!) do Real é que nenhum adepto que se preze esperava. Mas depois de ver que o Real Madrid estava a jogar com quase toda a equipa titular e o 11 inicial do Sporting tinha 7 jogadores que não são habitualmente titulares...disse logo "ui, que não vem aí coisa boa".

Na 1ª parte, para além de caber na perfeição a expressão "cada tiro cada melro", isto porque cada vez que o Real descia à baliza do Sporting era golo, o Sporting teve várias oportunidades claras de golo, com Ronny, Tiuí e Pereirinha a testar Dudek, nunca com resultados práticos, à excepção do Marat Izmailov (mas que forma brutal em que está o homem!). 5 tiros na defesa do Sporting (Ronny é o que se sabe e Pedro Silva a mostrar muito pouca qualidade - e eu começo a perceber que este jogador é daqueles que vai jogar muito pouco esta época), com um penalty forçadissimo pelo meio a ajudar à festa quase fazia prever que os 5-1 podiam chegar aos 10 ou coisa que o valha na 2ª parte.

Puro erro porque o PB não abdicou de colocar em campo mais alguns habituais titulares em campo como Moutinho, Abel, Yannick, etc muito em prol, digo eu, da dignidade da equipa. É óbvio que o Real é o Real, mas daí a estarmos a levar 5-1 ao intervalo, é inconcebível. Acresce que estes jogos, mesmo a feijões, em caso de derrota pesada, deitam abaixo uma equipa por mais em alta que esteja. E assim foi: 0-2 na segunda parte com golos de Yannick e Djaló e a verdade do que a equipa é capaz de fazer veio ao de cima.

Uma palavra de apreço para Izmailov e para Pereirinha: o 1º está numa forma impressionante (teve férias este ano, o que conta muito a meu ver) e perspectiva uma temporada ao mais alto nível e o 2º, no meio da mediocridade do futebol apresentado nos primeiros 45 minutos, mostrou que pode dar muito à equipa em muitas ocasiões. Quando ele mete o turbo...os adversários que se cuidem.

Venha o jogo de Braga, venha daí mais uma vitória, que felizmente é o resultado a que mais nos habituámos nestes últimos anos!

domingo, 24 de agosto de 2008

Um Sporting demolidor até...começar a Roubalheira 08/09, perdão a Liga 08/09


Futebol, golos...e um paupérrimo espectáculo do Sr. Paulo Baptista e auxiliares.
27 minutos de jogo, 3 golos sem resposta, espectáculo contagiante com um golo maravilhoso de Yannick Djaló, até começar aquilo que, de facto, PB já tinha avisado: derrube de Polga, cartão vermelho bem exibido e um penalty - permitam-mo dizer - roubado. Tenho de o dizer, mas este é daqueles penalties que não é mal assinalado, é roubado.
O jogador do Trofense é derrubado um a dois metros fora da área, todo o estádio vê que assim foi, mas mesmo assim a alminha do fiscal de linha diz ao árbitro que é penalty. Provavelmente, porque a Liga é patrocinada pela Sagres, tinha bebido umas "Minis" a mais ou - para quem não tem esta opinião, como é o meu caso - diz e sabe que apontou para o penalty, não porque o resultado pudesse ser influenciado porque dificilmente o seria, mas porque o Sporting poderia começar a tremer e a jogar um outro futebol que não o que estávamos a assitir.
Para quem é do Sporting, lixado ficou, porque se tal não tivesse existido este erro, provavelmente o resultado terminaria em 6-0 pelo andar da carruagem; depois, o simples adepto que paga o bilhete para ver o espectáculo (já assim dizia o "mago" Gabriel Alves") vê o seu dinheiro mal empregue.
Estou para ver como vai correr o jogo em Vila do Conde e no Dragão. Mas se nada de estranho suceder, o importante está já feito, ou seja, roubar o Sporting (descaradamente) e limitar as opções de PB (aqui culpa única e exclusiva de Polga) para 1 ou 2 jogos sem um central que é - e sempre foi - titularissimo no Sporting.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

À espera do Trofense: let the show begin!!!

A 1ª jornada está aí à porta e, Sábado, o Sporting recebe o Trofense.

Miguel Veloso (castigado com a acumulação de 5 amarelos da época passada), Liédson e Vuk (lesionados) são baixas confirmadas, mas a expectativa em torno da equipa, depois da vitória na Supertaça sobre os tripeiros, é muita e pede-se aos jogadores que dêem o máximo. Não só contra o Trofense, mas durante toda uma longa época que aí vem.

O 11 será, em princípio, o que iniciou o jogo no Estádio do Algarve, com Rui Patrício, Abel, Caneira, Tonel e Polga, Moutinho, Rochembach Izmailov e Romagnoli, Derlei e Djaló.

O 11 é bom, o banco também dá seguranças à equipa. Há muitos, muitos jogos para disputar e o 11 vai ser, com toda a certeza, diferente em vários jogos e, como PB já referiu, todos vão ter oportunidade de jogar, desde que demonstrem sempre o empenho e profissionalismo que se exige. No entanto, a julgar pelas aparências, o 11 vai ser o que defrontou o FCP.

No Trofense, destaco o ex-júnior do Sporting Tiago Pinto (emprestado) e David Caiado (outro ex-júnior, mas mais velho que o Tiago, sendo que este - creio eu - que foi cedido em definitivo ao Trofense), mas nenhum deles deverá jogar (digo eu) e Delfim (outro ex-leão que recordamos com saudade). Do passado recente do Trofense, em termos de resultados de pré-temporada, sei apenas dizer-vos jogou há relativamente pouco tempo contra o Nacional para a Carlsberg Cup, na Choupana e perdeu por 0-2.

Espera-se uma boa casa a julgar pelo bom momento do Sporting e pelo facto de ser a 1ª jornada da Liga. Factor que contraria esta tendência é mesmo o período balnear que ainda atravessam os Portugueses e Sportinguistas neste momento.

Para mim, o jogo está longe de ser fácil, o Trofense vem motivado pela chegada à 1ª Liga e o Sporting precisa de dar o máximo, tal como se tratasse de outro jogo qualquer contra um adversário teoricamente mais apetrechado e difícil de defrontar.

Estou com fé no Ninja. O Derlei vai facturar e não vai ser só um. Lá estarei para te apoiar Grande Sporting!!!


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sporting! Sporting! Sporting! O Yannick dizimou o Jesualdo

7ª Supertaça do historial para o Sporting, 2ª consecutiva, feito inédito e 2ª na era Paulo Bento.

O puto Yannick está mesmo "on fire" e a vítima foi o dragão. A semana correu ao sabor do pseudo-favoritismo do FCP (futebol extraordinário, jogo fantástico contra a Lazio, blá blá blá) e os tripeiros acabaram por levar na boca...outra vez. Em 5 confrontos, 4 vitórias para o Sporting e afinal, os teóricos e os críticos Rui Santos e Cª dizem que afinal o Sporting tem uma "boa" equipa. Já mete impressão o cabelinhos panténe (o tal Rui Santos) e chego à conclusão que mais anti-sportinguista que ele só mesmo o "manhoso" João Querido Manha.

Assim sim, Sporting e, sem pseudo-vedetas vindos da Argentina, Espanha, Roménia limpámos o tal "monstro" FCP. E aí vão 4 belos. É questão de ir tentando Jesualdo, talvez para o ano, quem sabe!

A equipa está bem e recomenda-se e o plantel é muito mais equilibrado este ano. Já não era sem tempo! Mas há que manter a equipa serena e sem euforias. Bom é que se continue todos mas todos os dias a falar das estrelas da Liga (quais são que ainda não as vi por aí?) e que se não fale do Sporting. Estabilidade e..."dranguilidade".

Jesualdos e outros qtais falam sempre em "sorte", mas o que é certo é que já são 4 em 5 vezes sorte. Incrível!

Destaques do jogo disputado no Estádio do Algarve: Izmailov, para mim perfeito tacticamente, Djaló mortífero e com uma pedalada impressionante e Rui Patrício, um verdadeiro Leão a defender (era ele mesmo na baliza?). Uma palavra para o Lucho, do FCP - é um excelente jogador, mas não chegou para o meio-campo do Sporting que esteve a roçar o "brilhante".

Já agora, obrigado Sapunaru, és o maior e um brilhante seguidor do Secretário!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Supertaça: contagem decrescente

Estamos em plena contagem decrescente para o início oficial da presente temporada e para a disputa da Supertaça com o FC Porto.

PB, para mim já tem um onze praticamente definido, salvo uma ou outra nuance: Patrício, Abel, Polga Caneira e Grimi; Rochembach, Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Derlei e Djaló.

Esta á a minha aposta para o jogo de Sábado. No entanto, é claro que existe uma ou outra dúvida. Talvez a maior de todas seja mesmo optar entre Tonel e Caneira para o centro da defesa ou Abel e Caneira na lateral direita, mantendo Tonel no centro.

Depois, Djaló ou Postiga é a dúvida, embora eu me incline mais para Djaló. O puto está possante, fresco e rápido, à imagem do último terço da época passada.

Hoje, os jornais levantam a questão chamada Miguel Veloso. É um fortissimo concorrente para o meio-campo e, a entrar, seria para o lugar de Romagnoli, ocupando Veloso a posição de trinco e Moutinho o lugar de "10". Fará PB esta surpresa? Esta é um problema enorme para a cabeça de PB - e ainda bem que assim é - e a ver vamos o que PB decide. Ainda assim, aposto que o trunfo será...Romagnoli. É ele o dono do vértice superior do losango.

(Re)Conquistem a Supertaça é o que vos pedimos!


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

E agora João? Um esclarecimento aos sócios impõe-se

O Moutinho fê-la bonita e agora, obviamente, está a arcar com as consequências.

Portou-se mal, disse aquilo que não devia dizer e revelou-se um alvo demasiado frágil para o seu empresário Pini Zahavi. É óbvio que isto tem mãozinha interesseira, aliás, cheira a muito dinheiro para várias partes interessadas (mesmo sem contar com o próprio Sporting) e o resultado está à vista.

Depois do jogo com o PSV, Moutinho soube com o que pode vir a contar, pelo menos, nestes tempos mais imediatos, a curto prazo.

Em minha opinião, Moutinho só tem de fazer uma coisa se realmente se mantiver no Sporting: convocar uma conferência de imprensa e retratar-se. Sim, retratar-se! Dizer aos sócios e adeptos sportinguistas que o que disse não caiu da melhor maneira embora não tivesse tido intenção que assim sucedesse e que está de alma e coração no Sporting. Caso contrário...arrisca-se a sofrer jogo sim jogo sim, ou pelo menos, nos jogos em Alvalade.

Eu nunca fui de assobiar. Quem me conhece sabe que desde sempre fui assim. Mas sinceramente, por mais que me custe dizê-lo, percebo aqueles que assobiaram o João no último Sábado. Um miúdo que é a estrela e exemplo de cada sportinguista, de cada adepto, pela sua postura exemplar em campo e fora dele, tem esta atitude totalmente repudiável e, infelizmente não só para nós como para os adeptos em geral, chegamos à pura e triste conclusão que o verdadeiro amor à camisola...já não existe mesmo, é mentira. Faço duas ou três ressalvas no futebol em geral destes últimos 15 anos: Rui Costa, Sá Pinto e Zezito (futsal do Sporting).

Já nem falo no aspecto desportivo. Everton? Mais não é que um clube mediano, que luta para o 5º lugar.

Retrata-te João, depressa. Para teu bem "capitão". Afinal de contas, cabe-te a ti demonstrar que ainda podemos contar contigo.