segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Desapontante e cinzenta exibição na Luz
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Egoísmo e imaturidade

Depois do jogo contra o Belenenses, foi o que foi e já toda a gente sabe o que sucedeu. Como se não bastasse, ontem, em entrevista a um canal de televisão de Montenegro, afirmou que "Se Bento gosta de mim, devia pôr-me à direita ou a avançado", "Fui o único a correr para os braços dele para festejar um golo", "Nenhum treinador destruirá o meu sonho", "Não percebo porque é que ninguém me compreende, quando digo que quero sair. No último ano, quando joguei bem, ajudei o clube e não só a mim. Tive algumas ofertas no Verão, a oportunidade de ganhar 3 vezes mais, um treinador a dizer que me queria, mas o Sporting não me deixou sair" e, por fim, quando questionado sobre qual será o seu futuro em Alvalade, Vukcevic responde com uma questão e diz “Não sei o que o Sporting quer de mim! Mais 4 anos a jogar 15 minutos? Não quero isso."
Das duas uma: ou este gajo é mesmo burro ou o empresário é um "pesetero" do pior.
Mãozinha de empresário, imaturidade em todo o seu esplendor e nem um pingo de respeito pelos sócios que o aplaudiram desde o primeiro minuto em que esteve em campo. Apesar de bom jogador, Vuk ainda não é propriamente um Figo ou um Cristiano Ronaldo e nem ele nem ninguém tem legitimidade para exigir a titularidade sem mais! NINGUÉM! Nem Liédson, nem Moutinho, nem Veloso, nem Caneira, nem Rochemback, nem outro qualquer.
Para confundir mais as coisas, a Sporting SAD publicou ontem um comunicado que enviou à CMVM, no qual afirma que rejeitou uma proposta de 4 milhões de euros por uma empresa que investe em jogadores de futebol. Significado desta reacção, em uma de três hipóteses: 1. valores manifestamente baixos; 2. intenção clara de manter o jogador e ultrapassar esta situação; 3. timing errado da proposta, dado que a reabertura do mercado só acontece em Janeiro próximo.
Ou este artista muda de atitude e depressa ou então bem pode fazer as malinhas que gajos mimados e mal agradecidos não são bem-vindos. Outro Carlos Martins? Não, obrigado, porque se assim for bem podes ir andando.
domingo, 21 de setembro de 2008
Liderança da Liga, consistência do colectivo e...um problema chamado Vukcevic
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Medo a mais do (super-poderoso) Barça
Não é novidade nenhuma que individual e colectivamente o Barça é um colosso europeu e o Sporting é uma grande equipa europeia mas que está muito longe a todos os níveis, sejam eles desportivos ou financeiros. E como o dinheiro faz a diferença nos dias que correm no futebol moderno...
Foi quase sempre (e naturalmente) superior o Barça ontem, mas simultaneamente tivemos sempre muito medo ou demasiado respeito pelo Barcelona. E se um jogo na teoria se pode prever com 80% de probabilidades de vitória do Barça, não é por causa disso que nos devemos encolher e esperar que o Barça marque. Depois, na minha opinião, o PB tem por vezes de abdicar do conservadorismo que o caracteriza e, p.ex., depois de se ver completamente subjugado ao domínio dos catalães nos primeiros 20 minutos de jogo, porque não pensa em reforçar o meio campo, tirar o Derlei e deixar o Djaló (mais móvel) e colocar em campo Miguel Veloso ou Adrien? Pior que isso, ontem, depois de fazermos o 2-1 e com o Miguel Veloso a equilibrar nitidamente o meio-campo, a entrada do Pereirinha e a adaptação consequente do Miguel Veloso a lateral esquerdo não correu bem.
Não aponto o dedo ao PB pela entrada do Pereirinha - percebe-se a intenção de alargar o jogo e explorar se possível a velocidade do miúdo - falo sim do não abdicar do esquema do 4-4-2 em losango para um 4-5-1 que equilibre as operações quando é preciso, como foi o caso de ontem.
A acrescer a tudo isto, aquele penalty do Abel é muitissimo discutível, já para não afirmar peremptoriamente que não é penalty. Se fosse ao contrário, alguém tem dúvidas que não era assinalado? Vão-me desculpar, e isto não é de nos autodenominarmos "coitadinhos da arbitragem", mas que são dispensáveis estes juízos dos senhores árbitros, são. Isto do jogo estar com um resultado de 1-0 aos 60 minutos em Nou Camp é muito diferente de estar 2-0.
Uma última nota para quem viu ontem o (palhaço) Rui Santos na SIC Notícias: alguém tem dúvidas do anti-sportinguismo deste senhor? Uma vergonha este jornalismo deste palhaço que ostenta um pretensiosismo e uma gabarolice por demais evidente, para além do anti-sportinguismo permanente e provocador. Qualquer dia arrisca-se a levar no pêlo outra vez, como lhe aconteceu há uns meses atrás quando saía dos estúdios da SIC.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Em busca de uma exibição a roçar a perfeição e de um indispensável lampejo de sorte
Há que ser realista e perceber que o resultado mais natural será a vitória do Barcelona. É das tais coisas, é natural que o Sporting vença o Braga tal como o Barcelona vença o Sporting. A diferença de valores e de milhões é inegável e, quer ao nível individual quer colectivo, o Barcelona tem jogadores como Messi, Henry, Xavi e outros e nós temos indubitavelmente bons jogadores mas num outro patamar.
No entanto, é óbvio que o Sporting, como qualquer outra equipa, não vai entrar para perder. Pessoalmente, considero que arrancarmos um empate em Nou Camp era um fantástico resultado a todos os níveis, mas para o alcançarmos vamos ter de fazer uma exibição a roçar a perfeição, quanto mais não seja do ponto de vista defensivo.
A acrescer a este aspecto, o factor sorte vai ter de estar do nosso lado. É incontornável saber que vamos ter de saber sofrer em determinadas situações do jogo, sejam elas no minuto 1, no minuto 45 ou no minuto 90.
O Barcelona não atravessa uma fase fácil (nos últimos 2 jogos perdeu 2-0 com amadores e empatou no Sábado 1-1 contra o Racing Santander) e, para quem viu o jogo como eu vi contra o Racing...como diz o outro, "meu amigo"...que massacre. Para terem uma ideia, o Barça acabou com 73% de posse de bola, 26 remates contra 1, jogou com jogadores do Barça B como Pedrito ou Sérgio Busquets e deixou Messi, Iniesta e Bojan no banco, entre outros.
Os jogadores do Sporting vão ter de ser 200% profissionais, caso contrário, a coisa pode piorar bastante.
O ponto negativo, ainda sem o jogo ter começado, na minha opinião, é mesmo o Vuk ter ficado de fora. Alguma coisa se passa, só pode. Detesto esses abutres dos jornais, que criam problemas onde eles não existem, mas de qualquer modo, e se o jogador está fisicamente em condições, irrita-me o PB ser teimoso neste tipo de problemas, por melhor treinador que ele seja. Vuk é um brutal jogador, com um potencial fantástico e não está a ser utilizado.
Ao fim ao cabo, estou com uma pontinha de fé e pode ser que consigamos sacar um bom resultado. se chegarmos ao minuto 70 / 75 com um 0-0...ui, que a coisa pode pingar para o nosso lado. E que lindo que era.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Liédson quase apto e a antevisão de um grande mas saudável problema para Paulo Bento

segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Vitória do querer e da atitude em Braga
