quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Medo a mais do (super-poderoso) Barça

Aconteceu ontem o que se esperava, ou seja, uma vitória do Barça em Nou Camp perante o Sporting.

Não é novidade nenhuma que individual e colectivamente o Barça é um colosso europeu e o Sporting é uma grande equipa europeia mas que está muito longe a todos os níveis, sejam eles desportivos ou financeiros. E como o dinheiro faz a diferença nos dias que correm no futebol moderno...

Foi quase sempre (e naturalmente) superior o Barça ontem, mas simultaneamente tivemos sempre muito medo ou demasiado respeito pelo Barcelona. E se um jogo na teoria se pode prever com 80% de probabilidades de vitória do Barça, não é por causa disso que nos devemos encolher e esperar que o Barça marque. Depois, na minha opinião, o PB tem por vezes de abdicar do conservadorismo que o caracteriza e, p.ex., depois de se ver completamente subjugado ao domínio dos catalães nos primeiros 20 minutos de jogo, porque não pensa em reforçar o meio campo, tirar o Derlei e deixar o Djaló (mais móvel) e colocar em campo Miguel Veloso ou Adrien? Pior que isso, ontem, depois de fazermos o 2-1 e com o Miguel Veloso a equilibrar nitidamente o meio-campo, a entrada do Pereirinha e a adaptação consequente do Miguel Veloso a lateral esquerdo não correu bem.

Não aponto o dedo ao PB pela entrada do Pereirinha - percebe-se a intenção de alargar o jogo e explorar se possível a velocidade do miúdo - falo sim do não abdicar do esquema do 4-4-2 em losango para um 4-5-1 que equilibre as operações quando é preciso, como foi o caso de ontem.

A acrescer a tudo isto, aquele penalty do Abel é muitissimo discutível, já para não afirmar peremptoriamente que não é penalty. Se fosse ao contrário, alguém tem dúvidas que não era assinalado? Vão-me desculpar, e isto não é de nos autodenominarmos "coitadinhos da arbitragem", mas que são dispensáveis estes juízos dos senhores árbitros, são. Isto do jogo estar com um resultado de 1-0 aos 60 minutos em Nou Camp é muito diferente de estar 2-0.

Uma última nota para quem viu ontem o (palhaço) Rui Santos na SIC Notícias: alguém tem dúvidas do anti-sportinguismo deste senhor? Uma vergonha este jornalismo deste palhaço que ostenta um pretensiosismo e uma gabarolice por demais evidente, para além do anti-sportinguismo permanente e provocador. Qualquer dia arrisca-se a levar no pêlo outra vez, como lhe aconteceu há uns meses atrás quando saía dos estúdios da SIC.

4 comentários:

Unknown disse...

Ir a Barcelona ver jogar Iniesta não é um mau programa. Aprende-se muito sobre futebol só a olhar para um dos médios catalães que deram o título europeu à Espanha. A viagem deixa de ser tão agradável se o objectivo do visitante passa por também jogar um pouco. Aconteceu ao Sporting, neste jogo da Liga dos Campeões.
Impunha-se atitude mas PB não conseguiu passar a mensagem para a equipa e tivemos uma entrada desastrada. Apesar de esta equipa ter meios para assumir um jogo mais corajoso, acabou por não ter personalidade para o fazer e acentuaram-se as diferenças.
Impunha-se concentração e os erros individuais foram demasiados e graves tanto dos jogadores como do treinador que com as substituições no minimo discutiveis ajudou á festa em Camp Nou. Ver jogar o Iniesta.
Já agora o Sporting leva 4 jogos oficiais e em 3 foram assinaladas grandes penalidades contra. Uma tendencia preocupante fica o alerta.
Arthur

Anónimo disse...

É verdade. O PB não teve sorte e a equipa não funcionou. É preciso uma mentalidade mais forte e mais sadia. A esperança é, contudo, a última coisa a morrer...

Um abraço Luidgi!

Unknown disse...

MATRAQUILHOS
EH!!!!!!PÁ!!!!vocês são mesmo Sportinguistas ferrenhos e desculpem-me o desabafo...ceguinhos de todo. Este Sporting perdeu a espontaneidade a irreverência da juventude, a criatividade e outros adjectivos qualificativo das grandes equipas. O que eu vi foram 11 BARROTES especados como estacas, face à inoperância e paragem cerebral do seu "manager" ; De facto, agora percebe-se que jogadores criativis e que procuram o UMvsUM, como 0o VUC não tem lugar nesta equipa.
Em RESUMO: face ao investimento, este treinador já não tem margem de progressão pelo que é pena mas não tenho esperanças este ano a não ser que em Janeiro venha outro líder... O ciclo para mim acabou...
ABRAÇOS E SAUDAÇÕES LIONÍSTICAS

OLeãoRampante disse...

Paul Bento esteve manifestamente mal no jogo com o barcelona...Pôs as palas e não pensou em mais nada quando põs Veloso na esquerda...Acabou por fazer uma movimentação mecânica de posição..ou seja..."fez uma coisa que costuma fazer" e nem se apercebeu que com o Veloso no meio ganhámos força.
Paulinho, vamos lá a aprender como os erros!

Saudações Leoninas!