segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Liédson joga...e é vitória na certa

Dá gosto ver o Sporting com Liédson de início. Mesmo sem fazer uma exibição deslumbrante, o Levezinho faz, de facto, a diferença.

Basta ver o golo de Leiria e perceber que aquele golo, da forma que é marcado, só poderia ter o vinco de Liédson: crer, garra e qualidade muito, muito acima da média. O homem, corre, ganha bolas a meio-campo, defende, ataca, faz tudo. É impressionante. Que grande jogador que é Liédson, este sim representa bem o que o Sporting é.

Num campo sempre difícil, apesar do Leiria andar este ano pela Liga Vitalis, fomos sempre melhores e o Leiria quase nem incomodou. Aliás, fez um remate fraco, na primeira parte, se bem me lembro. PB pôde fazer alinhar o onze titular quase na sua totalidade e bem, porque com uma paragem da Liga de duas semanas, ninguém pode estar cansado e o que faz mesmo falta é a rotina dos jogadores para jogos complicados que aí vêm, sempre fora de Alvalade (Shakthar, P. Ferreira e Rio Ave).

O que já começa a "cheirar mal" é o menino mimado chamado Vukcevic. É fácil perceber que, tecnicamente, está ali um talento mas se há coisa que este menino não tem é mesmo cabeça. Primeiro diz publicamente que quer sair, depois que só pode pensar no Sporting (porque vê que não o deixam sair por birrinhas dele) e agora, porque estava com gripe, não podia vir treinar! Haja paciência!!! Quantas vezes já vim eu trabalhar com gripe e cheio de febre! Se tivesse vontade de acompanhar a equipa até Leiria - mesmo que seja verdade esta história da febre - tinha vindo e tinha-se apresentado em Lisboa logo a seguir ao jogo que fez pela selecção de Montenegro! Está aqui uma história para durar e, salvo melhor opinião, se for bem vendido, que se vá embora já em Janeiro porque neste momento se há coisa que ele faz neste momento é apenas e só destabilizar um grupo unido e forte colectivamente.

Com o retorno financeiro de uma boa venda do Vukcevic, o Sporting com certeza podia ir buscar um bom reforço para o meio-campo, de preferência um elemento desequilibrador no "um-para-um", que é coisa que o Sporting precisa actualmente. Birras e birrinhas não é para jogadores que vestem a camisola do Sporting.

Vem aí o Shakthar na Quarta-Feira, que é, para mim, "só" o jogo mais importante do grupo e que irá decidir quase definitivamente a possibilidade de passaramos ou nao aos Quartos-de-Final da prova.


1 comentário:

Anónimo disse...

Luidgi acredito que Liedson é realmente uma mais valia, que vos fez mt falta com o Glorioso e com o FCP, que fará uma boa dupla com o Postiga (complementam-se na perfeição). No entanto acho que com este jogador, com já o referiu o PB tem que jogar em losângulo, começando aí os problemas já que este ano ao contrário do esperado a entrada do Roca dificultou os processos do meio, Ismailov na esquerda e Moutinho no centro-direita, parecem-me ser as melhores escolhas para estas posições, existindo uma guerra MV Roca pela posição de trinco, tendo Roca a opção de ser 10, o que penso não ser totalmente descabido uma vez que remata muito bem, tem boa capacidade e o Roca de Peseiro não se posicionava numa posição só. No entanto a posição 10, numa primeira análise será de Romagnolli. Depois é muio importante que os laterais tenham capacidade de subir e centrar, principalmente Abel, já que no lado esquerdo Ismailov enconsta-se mais que JM no lado oposto e o próprio Romagnolli parte mais da esquerda para o meio.
Qt ao Vuk, aplica-se o mesmo que ao Stoikovic que "cabeça de me..." para tanto talento. Poderiam ser dois grandes jogadores e dois desiquilibradores para o seu clube. Sinceramente penso que o problema está neles e não no PB que considero, apesar do mau feitio, de ser uma pessoa justa.
Um abraço e boa sorte para a Ucrânia, não perder este jogo é crucial para se apurarem.