segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Quem quer ser campeão não pode perder com os pequenos

Triste jogo foi aquele que cerca de 40.000 espectadores presenciaram no Sábado, em Alvalade.
Espectáculo propriamente dito não houve porque futebol bonito ninguém viu. Mas com isso posso eu bem se o Sporting acabar o jogo com os 3 pontos na bagagem. Só que, para além de termos defrontado uma equipa bem organizada como é o Leixões, no futebol moderno que hoje se vive, não podemos falhar golos como o que falhou p.ex. Romagnoli ou Hélder Postiga. Pior que isso, é mesmo perder em casa - sublinho, em casa - com um dos chamados "pequenos".
Quando perdemos com o Benfica ou com o FC Porto, eu disse peremptoriamente que esses são jogos cuja derrota não me preocupa. Sinceramente, não me preocupa, a não ser que seja um jogo decisivo. Muitos jogos temos ganho contra uns e outros e vencer a Liga é coisa que já nos foge há 6 anos. Taças de Portugal e Supertaças temos ganho com fartura, mas o título que qualquer clube almeja por excelência, é de facto o campeonato e esse, ganha-se com regularidade pontual. Acredito que o Leixões tenha sido um acidente de percurso, mas a atitude e o querer tem de mudar e jogar com mais convicção em busca da vitória. E, já agora, durante 90 minutos.
Oiço dizerem-me que o Benfica e o FC Porto também não jogam nadinha. E eu sei que isso é verdade. Basta ver o jogo contra o Estrela ontem na Luz ou o jogo contra o Dinamo, no Dragão. Mas como diz o outro, "com o mal dos outros posso eu bem". Têm tido mais uma nesga de sorte, mais um rasgo de felicidade...talvez. Mas também nós tivemos um rasgo de sorte nos dois jogos contra o Shakthar, p.ex. É preciso é jogar como jogámos contra o FC Porto e vencer! Assim, é jogar à imagem do clube e é isso que precisamos, fundamentalmente contra os ditos pequenos!
Resta esperar por mais desenvolvimentos e pelos próximos jogos. O próximo é contra a Naval, na Figueira da Foz e é, para mim, seguramente um dos mais difíceis de todos que tivemos até agora.
Por hoje fico-me por aqui, que ainda estou psicologicamente debilitado desde Sábado. Que isto de perder contra o "poderoso" Leixões não deixou ninguém satisfeito.

2 comentários:

Anónimo disse...

Luidgi, o Sporting perdeu um jogo importante, o adversário marcou um golo em que o Rui Patricío falhou e o Beto por seu turno tirou o golo certo do Romagnolli. O q retirei deste jogo foi o seguinte:
1. Rui Patricío ainda não vale pts.
2. PB apesar do azar das lesões acho q ñ se justificou a entrada do Grimi, quem quer ser campeão e á mais de um quarto de hora que não criava perigo, seria altura de arriscar, se corresse bem reequilibrava a equipa, se corresse mal voltava à carga com nova alteração.Como correu mal, quando mexeu na equipa facilmente o adversário ajustou a formação e o SCP acabou por perder. O empate em casa significa um atraso de dificíl recuperação na busca do título.
3. Sou benfiquista e não me agrada as exibições do SLB, que desde o belo jogo com o Napoli a equipa tem caído de produção, no entanto vejo que o treinador percebeu que a equipa defendia mal e tem tentado reajustar a equipa com um novo modelo de jogo que acabe por abafar essas fraquezas e assim com alguma sorte a equipa tem conseguido ganhar pts aos adversários directos, quis vir ao SLB para reforçar uma opinião que tenho de há mt (sendo este um blogue lagarto logicamente que o raciocinío está relacionado com o SCP) o SCP precisa de ter variantes ao sistema e PB não se desculpe com o modo de jogar do Liedson só se encaixar naquele sistema de jogo, pq os adversários estudam o SCP e quando só se preocupam em defender bem e contra atacar depois os movimentos de jogo do SCP ficam todos estudados, restando esperar que o levezinho aparece e resolva. É que numa boa noite dos guarda-redes como foi a de Beto ou a do guarda-redes do Paços o SCP perde pts e aí o sonho do titúlo vai-se esfumando e o problema é que o segundo lugar assim também vai ficando longe e financeiramente perder a Champions sería muito mau.

Por outro lado é altura de resolverem o caso de Vuk, tem-se tornado evidente que faz mt falta. Será que a única pessoa que há é o Paulo Bento, não existe mais ninguém na estrutura que possa resolver as coisas?

Não te parece que PB está sujeito a um desgaste enorme sem necessidade, Pedro Barbosa deve proteger ou ser defendido por PB! Nesse aspecto deve de existir alguém forte na direcção do SCP que proteja a equipa com inteligência das intrigas jornalísticas do país, se Pedro Barbosa não o consegue, se Soares Franco não tem tempo é altura de terem alguém que faça de director desportivo, para que PB possa estudar métodos alternativos de jogo, estudar adversários e poder levar o SCP a um bom lugar (esse espero que seje sempre atrás do SLB e à frente do FCP).

Já agora o que achaste de um clube que não recebe ordenados há meses ter adiado um jogo em casa que lhe podia trazer uma boa receita?
Por mt que lembrem as viagens do adversário, lembro que no campeonato passado o Leiria jogou à quinta na Sérvia e os senhores do Norte obrigaram-nos a jogar ao domingo!

Um abraço!

Anónimo disse...

Anónimo diz:

A esperança é a última a morrer. O Sporting tem alma,garra e fé. Pensemos no próximo jogo com o Barça e o resto são cantigas.

Uma coisa também é certa: os jogadores são pagos para trabalhar e, com o Leixões não trabalharam... O que é que se passará no balneáreo?

Um abraço Luidgi!