terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Meias-Finais da Taça da Liga com o FC Porto

Realizou-se hoje o sorteio das meias-finais da Taça da Liga e, como não podia deixar de ser, lá nos calhou "a fava" e aos lampiões a sorte do costume, já habitual em todo e qualquer sorteio (vide só este ano, a lampionagem já teve como adversários Penafiel, Desportivo das Aves, Olhanense e outros "qtais" e nós, já pela segunda vez nos calha o FC Porto). Certo é que a sorte faz parte do jogo e contra isso, nada a fazer. Há que dar o litro e eliminar os tripeiros, com o pragmatismo com que o fizemos, p.ex., ainda este ano no jogo da Supertaça.
Do mal o menos, não jogamos no Dragão e, apesar de Sporting e FC Porto serem dois rivais com potenciais de qualidade aproximados, a verdade é que temos equipa mais que suficiente para chegar à final e ganhar. Felizmente - há que dizê-lo, por muito que custe - já lá vai o tempo em que o desequilíbrio era claramente maior a favor do FC Porto (principalmente anos 90) em confrontos com o Sporting e hoje temos uma equipa que, apesar de não ser um colosso europeu, é uma forte equipa na Europa e que dá cartas lá fora, segue em frente na Champions League e dá boas indicações de poder continuar a fazer uma boa ponta final de época e chegar ao título que já nos foge há 7 anos.
No meio de tudo isto, triste é a competição ser tão desmotivante e desprovida de razões de fundo para crermos que o plantel se empenhará em todos os jogos com o mesmo fulgor. Bom era que os responsáveis pela competição ponderassem mais motivos de interesse num futuro próximo, p.ex., fixar um lugar de acesso às competições europeias para o vencedor da prova ou pensar em estímulos financeiros maiores, porque o prize money acaba por ser muito pequeno para tanto jogo e tanta despesa.
A finalizar, um destaque para a polémica lançada em torno do jogo das meias finais no próprio dia do sorteio. Parece-me claro que a razão assiste ao Belenenses e deverá ser o Belenenses a equipa apurada para esta fase da prova, devendo o sorteio repetir-se. É que, o regulamento refere-se a "goal average", o que significa, traduzindo à letra, média de golos e não a "goal difference", como os responsáveis da Liga querem fazer parecer, sem olhar a meios nem a fins. É quase o mesmo que colocar a Liga no papel de Ministra da Educação e o Belenenses no papel de professores. Ridículo? Não, é normal porque é uma decisão da Liga, se é que me entendem.
Venha de lá essa meia-final em Alvalade para vencermos o FC Porto, rumar ao Algarve e arrecadar mais um título.

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu palpite aponta para uma final Sporting-Belém...
Isto se tudo correr dentro da (a)normalidade, sim porque normalidade tem sido o que se tem visto com as arbitragens nos jogos do chamado "glorioso"... (pergunto eu, mas porquê, se és a vergonha que se vê!!!). Quanto ao esclarecimento da Liga sobre as meias finais da Taça da Liga, só um comentario e um conselho: Comentário - Vergonhoso, descabido de senso e sem qualquer fundamento jurídico!!! Um conselho - O site da FIFA indica a diferença entre Goal Average e Goal Diference, vão lá ler...
Quanto à lagartagem, esperamos por vós no restelo na 18ª jornada e depois no Estádio do Algarve...
Não se preocupem, porque entretanto, já aviámos os galinácios e os tripeiros...
Abraço

Anónimo disse...

Anónimo falando a sério disse assim:

O Belenenses pode ser muito respeitavel, mas jamais se pode nivelar com o Guimarães, coração de Portugal.
O Guimarães tem um potencial de "goaldiference" - repare-se neste neologismo- que supera muitas e boas equipas de Portugal e arredores.
Um abração Luidgi