quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mais cruel era impossível

Eu avisei e já tinha dito que o 1-0 ou o 0-0 seria um bom resultado contra o Bayern. Para quem viu o jogo, é óbvio que o resultado de 0-5 é manifestamente injusto e desnivelado para o que aconteceu ao longo dos 90 minutos.
A inexperiência de Champions League adicionada do poderio enorme do Bayern paga-se muito cara e ontem, quanto a mim, ficou mais uma vez provado que o Sporting precisa ainda de um plantel mais forte e mais experiente do que tem para acrescentar algo mais e discutir olhos nos olhos um desafio com adversários do calibre do Bayern.
O Sporting fez uma bela primeira parte e encostámos o Bayern lá atrás durante a larga maioria dos primeiros 45 minutos. A sorte (p.ex., aquela bola do Polga tirada de cabeça em cima da linha por um homem do Bayern) e até o árbitro (golo mal validado a Klose) não estiveram do nosso lado, mas isso é muito pouco para explicar o que sucedeu ontem.
O Bayern parecia uma equipa "à italiana", cínica, e em 6 oportunidades, fez 5 golos. O exemplo do 0-1 é bem patente do que podiam fazer os alemães: sem fazer nada - mas mesmo nada - que o justificasse, um passe errado, desmarcação do Ribéry e golo do Bayern. Da segunda parte nem vale a pena falar e já sabemos o pesadelo que foi.
Bem esteve o PB e o Polga nas declarações que tiveram a seguir ao jogo. "Dragão vai ser teste ao nosso carácter" e "Temos de ter vergonha na cara", respectivamente, foram frases elucidativas daquilo que temos de pensar para o futuro. Há que ser realista e dizer que o Bayern e a Champions numa fase mais adiantada que esta não estará ao alcance do Sporting e, dos clubes portugueses, pela sua maior experiência e "calo" europeu, só o FC Porto poderá chegar aos Quartos-de-Final e pouco mais que isso.
Uma palavra final para os tristes comentários que recebi de alguns lampiões, em tom de regozijo com a derrota do Sporting. Nunca comento ou os aborreço com uma derrota do Benfica, mas teimam em preferir uma derrota do Sporting a uma vitória do Benfica. Coitados, são assim mas são felizes, já que Champions não tiveram e nem à UEFA resistiram. Olhem para o vosso umbigo e vejam o que são. Não pela falta de títulos, que esses já se sabe não existem; é mesmo pelo vosso carácter.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Passámos o 1º teste do ciclo terrível. E agora, temos estofo para o Bayern?

Depois do festival do Levezinho em Alvalade, até que ponto temos capacidade para olhar olhos nos olhos o todo poderoso Bayern Munique?
A resposta que demos perante o Benfica foi, no mínimo, muito boa e a vitória, que seria o único resultado que interessava, chegou em altura determinante para mantermos aspirações ao título. Mas não chega: próximo Sábado há novo encontro terrivelmente difícil no Dragão. Resultados aceitáveis? Com toda a franqueza, só a vitória. O empate é um mau resultado, que, quanto a mim, nos arreda definitivamente do título. Deixar o FC Porto a 4 pontos, atendendo aos jogos que faltam, até ao fim, é ser muito pouco ambicioso. Se ficar a 7 é igual a acordarmos do sonho do título, 4 pontos é praticamente igual. E como todos sabemos como é difícil vencer no Dragão...mas sem vitória, adeus título. É simples. Pensem nisso.

Como se isto não bastasse, Quarta-Feira há jogo com o Bayern, que é só um dos mais fortes candidatos a vencer a Champions League. Klose, Luca Toni, Zé Roberto, Lúcio, Van Bommel, Schweinsteiger, Lahm são só alguns dos nomes do colosso bávaro. Vêm de 2 derrotas consecutivas na Liga Alemã. Por que não aproveitar esse excepcional mau momento de forma dos alemães? 1-0 seria um resultado, quanto a mim, já muito bom para levar na bagagem para a Alemanha. Acredito que o PB faça descansar um, dois ou três jogadores, mesmo contando com as lesões de Rui Patrício, Adrien e Miguel Veloso. Caneira e Tonel no 11 titular seria uma mais-valia num jogo em que a experiência conta muito. Derlei (com a lesão de Postiga) é mais um homem fortissimo e muito experiente que sabe jogar futebol e utilizar os dois pés na frente de ataque. Solução para isto tudo? Ambição e raça. Vamos a eles!


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Adrien à titularidade já!!!

Confesso que, por motivos chamemos-lhe "familiares" (dia de S. Valentim) não vi o jogo do Restelo por inteiro e fiquei-me pelos primeiros 25 minutos da 1ª parte. Há relativamente pouco tempo tinha também visto o Sporting vs FC Porto para a Taça da Liga, no qual um menino chamado Adrien alinhou o jogo todo.
Os elogios a Adrien no seu percurso pelas camadas jovens sempre foram constantes e o miúdo chegou até a jogar no melhor 11 europeu da FIFA das jovens promessas mundiais de talentos da sua idade.
Certo é que, na época passada e mesmo este ano pouco alguém viu alguma coisa deste miúdo, por vezes nervoso e incapaz de mostrar o seu verdadeiro valor.
Conversas à parte...do que vi ontem e do que vi do jogo contra o FC Porto, o Adrien jogou como eu nunca tinha visto e...cuidado com ele!!!
Bola no pé, a receber e a fazer jogar, rápido e seguro das suas acções individuais, fantástico!
Depois do que vi, quase nem me apetece comentar a importantissima vitória contra o Belenenses (com Vuk e Postiga simplesmente decisivos) e apetece dizer ao PB que encoste um Roca gordo e lento (façam-no emagrecer e vão ver a diferença, poque classe e qualidade não lhe falta) e lance no jogo contra o Benfica este Adrien à titularidade já!!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sem futebol nem chama de campeão

Por mais que me custe dizê-lo, meus amigos, depois do jogo de ontem, demos a prova evidente que não temos estofo de campeões.
O engraçado é que, em situações normais, por esta altura do campeonato, salvo esta ou aquela ocasião, já estávamos a 10 pontos do FC Porto e já estávamos resignadamente conformados com uma triste luta pelo 2º lugar. E estamos actualmente a 4 do 1º classificado.
Independentemente da arbitragem, que quanto a mim foi mais uma vez má (ao contrário da opinião de ignorantes como Cruz dos Santos ou Paulo Paraty que proliferam por aí nos nossos media), a verdade é que o Braga acabou por ganhar bem. Tem uma equipa coesa, forte e que sabe jogar futebol. Em suma, um Braga - arrisco-me a dizer - nunca visto, pela positiva, em toda a sua história. No entanto, por mais que custe a muitos, se o 1º golo do Braga fosse correctamente invalidado e se, no lance do Derlei, fosse marcado penalty (e não tivesse sido dada lei da vantagem, como o foi incorrectamente) e o Moisés consequentemente expulso, a história talvez fosse outra. No fundo, acabámos por levar com a "fava" dos roubos da Luz e do Dragão.
Ainda assim, volto a dizê-lo, o Braga acabou por ganhar bem.
Certo é que nos perguntamos se teremos estofo de campeão. Desculpem, mas não temos. Às tantas, ainda estou a quente da desilusão de ontem, mas se repetimos por 1 vez sequer uma exibição como a de ontem, bem podemos esquecer de vez o título.
A terminar, deixo uma notícia que me foi dada no Sábado, ao almoço, por um elemento da direcção do Andebol do Sporting. Embora valha o que valha uma eventual "especulação interna", certo é que o que me foi dito, embora não me espante, é algo com que não esperava ouvir: Paulo Bento não continuará na próxima época em Alvalade. Até aqui...nada que não se esperasse. Até que me disseram que Paulo Bento tem já acordo firmado para a próxima época...no Manchester United. Assumirá o lugar de adjunto do Ferguson.
Se for mesmo verdade...a melhor sorte para ti Paulo Bento, porque para nós, serás sempre o nosso treinador.