sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Volta Vuk! Volta Liédson! Volta "Pipi" Romagnoli!

Domingo é dia de derby. Emoções ao rubro é o que se espera e a vitória do Sporting é obrigatória para apertar na luta pelo 2º lugar.

Dúvidas são mesmo as que residem na frente de ataque: Vukcevic, Liédson e Romagnoli estão em dúvida e, na pior das hipóteses, se nenhum deles jogar, Tiui e Purovic deverão ser titulares. Aliás, só podem, dadas as ausências de Derlei e Djaló, ambos devido a (prolongadas) lesões.

Com Sporting e Benfica com rendimentos muito abaixo do que se lhes é exigido, provavelmente até se antevê um grande jogo, porque ambas as equipas vão de certeza sentir na pele a importância da partida.

Queremos golos, queremos a vitória! Se der para darmos espectáculo e jogar um bom futebol, tanto melhor.

Fica, para a história e como antevisão do derby, um video dos sete golos dos memoráveis 7-1 que demos ao Benfica em 1986.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

"Puro" lampejo de sorte

E, contra todas as expectativas, quem resolveu ontem não foi Liédson, Vukcevic, Tonel ou outra figura de maior destaque no Sporting, foi Purovic, ou "Puro", como é habitualmente apelidado.

Tempo de descontos, compensação de 4 minutos e...numa infeliz cabeçada de um homem do Estrela, a bola fez ricochete na cabeça de Purovic, que assim introduziu a bola na baliza de Pedro Alves e conduziu o Sporting até às "Meias".

Venha o sorteio, o qual - estou mesmo a ver que nos vai calhar o Porto no Dragão para facilitar as coisas - vai ditar se Porto, Benfica ou V. Setúbal nos vai calhar no caminho.


Por mim...atenta a actual situação do Sporting, ou seja, irregular nas suas exibições, mas ao fim ao cabo muito consistente nos jogos em casa, se pudesse escolhia o V. Setúbal ou o Benfica em casa. Seria sempre um jogo difícil mas com muito mais hipóteses para nós.

O pior de tudo do jogo de ontem foi mesmo a Lesão de Liédson (já não bastava Vukcevic estar no estaleiro, embora com hipóteses de recuperar para o "derby"), estando em dúvida a sua presença no jogo contra o Benfica.

Já estou por tudo, venha o "Puro", pode ser que caia um golinho de cabeça mesmo a acabar, depois de um passe do Luís Filipe.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ganhar rumo às meias-finais


Hoje há Taça de Portugal e mais uma vez em Alvalade, desta feita contra o Estrela da Amadora.
A vitória é obrigatória. No entanto, quase mais importante que isso é passar uma borracha por cima do resultado negativo de Setúbal sem esquecer os erros que se cometeram nesse encontro. É que para além do Estrela, ainda faltam muitos jogos para terminar a época.
Os próximos 3 ou 4 jogos - quase todos eles de grau de dificuldade elevado - que aí vêm de seguida, se forem sublinhados com vitórias (ante E. Amadora, Benfica, Bolton e V. Guimarães) dão uma margem enormissima ao Sporting para lograr pensar em atingir o 2º lugar com maior facilidade, atingir a Final da Taça de Portugal, vencer a Taça da Liga e ir o mais longe possível na Taça UEFA (chegar a umas meias-finais nesta competição, salvo uma opinião mais ambiciosa que a minha, já se poderiam considerar um marco assinalável).
Os jogadores têm de se mentalizar que conseguem lá chegar e que têm capacidade e qualidade para se afirmar ao mais alto nível.
Lutem por cada disputa de bola, batalhem como lhes compete em cada lance e acreditem que são mais que capazes para vencer. Está dado o mote para vencer!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Perdeu uma boa oportunidade para ficar calado Sr. Presidente!

Ontem foi apresentado o novo cartão de sócio do Sporting pelo nosso Presidente Filipe Soares Franco. Até aqui tudo bem. Há que inovar e explorar potencialidades de novos fenómenos do universo leonino.

Fiquei curioso quando surgiu esta iniciativa e procurei saber o que realmente tinha de novo este novo cartão de sócio. Afinal sou sócio há mais de 15 anos e, como qualquer adepto que vive o dia-a-dia do clube e as vitórias e as derrotas como ninguém, gosto de saber o que se pretende fazer para melhorar o Sporting.

Comecei a ouvir o Dr. Soares Franco e...foi a desilusão total!!! Que aberração é esta? Mas que raio de discurso é este? O tema, infelizmente, não foi o novo cartão do Sporting. Foi a comparação do Sporting ao Benfica. Independentemente de uma rivalidade eterna e de ser uma verdade que perdura no tempo o facto dos sportinguistas não gostarem do Benfica e vice-versa, porquê esta estúpida e descabida comparação??? "Vamos ser melhores que o Benfica, ter mais sócios que o Benfica (...)" - o que é isto?

Nenhum Sportinguista que se preze se revê no discurso ontem apresentado pelo Dr. Soares Franco, i.e., um discurso mesquinho, fútil e totalmente descontextualizado.

Tenha vergonha Sr. Presidente que nós não precisamos de comparações com o Benfica para sermos maiores que o Benfica! O Sporting é o Grande Sporting, um clube de nomeada nacional e internacional e que sempre valeu e vale por si só. Sem complexos, sem desculpas e com muito orgulho de ser Leão.

Felizmente que o Sporting instituição não se confunde nem nunca se confundirá com as pessoas que por vezes discursam de forma triste em seu nome. Viva o Sporting!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Da recuperação à mediocridade

Depois da boa exibição em Basileia e dos sintomas de uma equipa em progressiva evolução, voltámos à mediocridade. Frango (ou capoeira, como preferirem) do Patrício, derrota do Sporting. E já vão duas situações semelhantes em que o miúdo é responsável directo pela perda de pontos: U. Leiria em Alvalade e V. Setúbal no Bonfim.

Acresce que desde início se percebeu que a "coisa" dificilmente teria pernas para andar, com um golo mal anulado aos 3 minutos, com Farnerud de início sem rotinas nem fulgor, um Purovic igual a si próprio (i.e., uma autêntica nulidade, sem um pingo de classe para um clube como o Sporting) e um Pedro Silva ainda a recuperar de uma longa lesão de 6 meses. Contas feitas, no meu ponto de vista, começámos o jogo com 8 homens, mais a fantástica ajuda do Patrício com um frango daqueles que já não se usa. Inexperiência, juventude e imaturidade não é desculpa para tudo e tem os seus limites!

Ao que consta - um tanto ou quanto "off the record" - corre o rumor de que Rui Patrício está a ser acompanhado pelo Manchester United, pretendendo o clube de Sir Alex Ferguson adquirir o passe do jovem guardião em breve. Só assim se explicará a contínua aposta no miúdo. Stojkovic, depois dos confitos que gerou a lesão e a entrevista do irmão Vladan (que já passou pelo Leça) não calça tão depressa as luvas.

No meio de tanta mediocridade, dêem-me algum espaço e deixem-me elogiar um ou dois elementos que, quanto a mim, bem o merecem: Pereirinha e Grimi. O primeiro continua a ser dos mais certinhos, raramente falha um passe, é tecnicamente bom e é muito rápido, surpreendendo tudo e todos com esta sua recente evolução. Grimi é mesmo uma lufada de ar fresco e foi dos poucos que procurou carregar a equipa para o ataque (imagine-se um defesa-esquerdo!) e a defender é quase irrepreensível.

Há que respirar fundo, voltar a exibir o futebol que até há bem pouco tempo exibiamos e, mais importante que tudo, voltar às vitórias. Vencer o Estrela da Amadora para a Taça e o Benfica para a Liga são resultados obrigatórios para acreditar e atingir alguns dos principais objectivos da época, já que a Liga já se esfumou há muito tempo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Assim sim! 3-0, sem espinhas.

Assim... dá gosto. 3-0, vitória incontestável, exibição convincente, que mais poderiamos pedir? É nestas alturas que nos perguntamos a nós próprios por que razão não jogamos sempre assim. Terá sido pelo facto do adversário não ser um adversário ao nível do Sporting? Também, mas não só; creio eu que houve ontem - tal como em Alvalade, na 1ª mão - mais mérito do Sporting que demérito do Basileia.

Rui Patrício esteve muito bem, segurissimo e a evitar 2 ou 3 remates muito perigosos, Pereirinha foi soberbo (é este o mesmo jogador de há uns tempos atrás? Deve ser o irmão gémeo, só pode...) a driblar, a correr e a facturar como um Leão, um Veloso a subir claramente de rendimento e um Liédson como bem o conhecemos, mortífero, temível e com um faro de golo fantástico. E já agora, Grimi: abençoado seja este menino, em boa hora chegou a Alvalade.

O primeiro golo veio cedo, o que ajudou muito ao desenrolar dos acontecimentos, o segundo e o terceiro na sequência da exibição muito boa do ponto de vista táctico, com raça e ainda bom futebol. Nos últimos 20 minutos da partida até já Farnerud e Ronny quase faziam o gosto ao pé, não fosse uma pontinha de infelicidade para aumentar ainda mais o resultado, com a barra e o Guarda-Redes Crayton a evitar que a goleada se tornasse ainda mais gorda.

Assim dá gosto ver jogar o Leão! É preciso agora, tal como já de outras vezes frisei, manter os pés no chão e a concentração que se pede e manter esta onda de vitórias o mais longe possível.

Domingo a deslocação é difícil, muito difícil a Setúbal e ganhar nem que seja com um auto-golo será extremamente motivador, catapultando a equipa certamente para aspirações a vencer várias competições (que não o campeonato) onde ainda permanece na luta como a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Taça UEFA que nos escapou por entre os dedos há tão pouco tempo e que, quem sabe, com muito empenho e uma ponta de sorte que tantas vezes não nos acompanha, pode vir a ser nossa.

Façam uma boa viagem de regresso a Portugal, recuperem energias e vençam o Vitória no Domingo! É o que te pedimos Sporting!

Jogar para ganhar!


Hoje é dia de Taça UEFA com o Basileia vs Sporting. Últimamente tem havido jogos com fartura, incluindo Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Taça UEFA e o plantel tem de ser bem gerido de um ponto de vista físico. É claro que os jogadores que actuam em Portugal não têm o estofo, p.ex., dos jogadores da Premier League e os rapazes têm de rodar no onze inicial.
Entre lesões e uma gestão propriamente dita, crê-se que Paulo Bento apresente o onze mais forte possível porque este é daqueles jogos que, apesar da vantagem de 2 golos, é para não vacilar. Não creio que haja lugar a poupanças de espécie alguma.
Grimi deve render Ronny, Tiuí deve manter-se na frente de ataque e Romagnoli deve ocupar o lugar de Celsinho. Estas devem ser as principais alterações em relação ao jogo com o Estrela da Amadora.
Ao que dizem, o estádio do Basileia (que eu desconheço e que vai ser um dos palcos do Campeonato da Europa) é muito bonito, tem um ambiente próprio dos grandes jogos e, caso o Sporting aguente bem a primeira meia-hora e mesmo marcar 1 golo (isso então será "ouro sobre verde", a eliminatória fica praticamente resolvida. O objectivo tem de ser esse mesmo - ganhar - e Paulo Bento já frisou isso mesmo. Embora o objectivo fundamental do jogo seja passar aos oitavos-de-final, temos de partir em busca da vitória e não nos resguardarmos e guardar os 2 golos para que não tenhamos qualquer dissabor.
A vitória seria, além do mais, um outro tónico para a vertente psicológica do plantel e ganhar um fôlego ainda maior para os próximos jogos que se avizinham (e que difícil que eles são - V. Setúbal fora, Benfica em casa e V. Guimarães fora, entre os quartos-de-final da Taça de Portugal em casa, na próxima Quarta-Feira contra o Estrela da Amadora). A conquista dos oitavos-de-final espera-se que revista contornos de dificuldade acrescida, mas que, acima de tudo, seja conseguida, com maior ou menor brilhantismo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Avançado procura-se!!!

E ontem aconteceu o que todos os sportinguistas mais temiam: recaída de Derlei, intervenção cirúrgica (artroscopia de limpeza ao joelho), pelo menos mais 4 semanas no estaleiro e...muito provavelmente a saída no fim da temporada.

Contas feitas, sobram Liédson (imprescindível e um jogador de "top", ainda que não esteja a fazer uma grande época), Simon (este é craque, mas convém não esquecer que não é avançado de raíz), Tiuí (tenho esperança no miúdo, promete) e depois Djaló e Purovic. Melhor dizendo, provavelmente será melhor reformular o meu raciocínio e dizer que sobram 2 avançados, porque, na prática, Djaló e Puro não interessam, como diz o povo, "nem ao menino Jesus" e pelo menos o último deverá estar mesmo de saída no fim da temporada. Quanto a Djaló, eventualmente ficará porque Paulo Bento aprecia imenso as suas características e foi sua aposta pessoal. No entanto, se P.B. deixar a vertente emocional de parte e se centrar numa análise racional e fria, facilmente depreenderá que Djaló não tem, arte, técnica, físico ou postura táctica, tem somente velocidade. Muito pouco para um avançado.

É melhor começar a pensar-se rapidamente em alternativas para a próxima época. Na minha humilde opinião, jogadores emprestados com qualidade suficiente para assumir a responsabilidade não há, juniores também não (a imaturidade não perdoa) e o mercado nacional está fraco e sem mais-valias a ponderar. Neste último plano, eventualmente Roland Linz, do Braga, poderia apresentar-se como uma alternativa válida, mas o preço absurdo que estes clubes de 2º plano exigem é de certeza uma aberração.

O estrangeiro, caso a linha de opções seja a que vinha sendo seguida pelo Carlos Freitas, a alternativa deverá recair no mercado brasileiro ou de leste. No entanto, com a saída do ex-jornalista...é esperar para ver. Investir com pés e cabeça, sem negociatas ou malabarismos ininteligíveis impõe-se! Pensar já com os olhos na próxima época tem de ser ponto assente.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Apostas de futuro: R. Ibrahim, Gewer e Bindia

Longe vai o tempo em que o Sporting se baseava numa prospecção de jovens jogadores limitado ao território nacional.

Quem acompanha os escalões inferiores, essencialmente os juvenis e juniores facilmente se apercebe da progressiva integração de jovens jogadores de um leque de nacionalidades distintas e que prometem muito. Pelo menos, é o que dizem ou o que se espera deles.

Bastará começar por enunciar o caso de Rabiu Ibrahim, uma pérola da Nigéria, um "médio-volante" campeão do Mundo e que foi "só", para quem não sabe, a segunda contratação mais cara da época, a rondar os 1,5 milhões de euros. Chegou, inclusivamente, o Real Madrid a fazer uma proposta dir-se-ia quase irrecusável de 10 milhões pelo "Maradona de África", como é apelidado por quem bem o conhece. Na altura, isto é, no príncípio da presente época, a resposta de Carlos Freitas foi um redondo "não", o que explica bem a esperança que os responsáveis pela formação leonina mantêm no jogador.

Victor Bindia é outro miúdo que chegou há pouco mais de uma semana. É outro nigeriano, lateral-direito, com um porte físico notável e que promete, num futuro próximo, reforçar a ala direita da defesa.

Ontem chegou a Portugal um outro miúdo, de quem dizem ser um autêntico prodígio. Chama-se John Gewer, é brasileiro e veio do Matucelli, da Série C do Campeonato brasileiro. Com 17 anos de idade, chegou à Academia de Alcochete e está, neste momento, à experiência. O passe é actualmente detido por um forte grupo empresarial, o qual afiança que só abdicará do passe do brasileiro por uma soma a rondar os 2 milhões de euros.

Além de Ibrahim, Bindia ou Gewer, há muitos mais a procurar convencer os respectivos responsáveis a ter uma oportunidade no plantel sénior do Sporting. Vitor Golas, p.ex., é guarda-redes de nacionalidade brasileira que tem treinado regularmente com o plantel sénior e Luis Paez um ponta de lança paraguaio muito jovem que já é chamado com regularidade para a Selecção A do seu país.

Boa política é o que aparenta ser o que se vive actualmente em Alvalade. Resta saber quais serão os frutos que esta miudagem dá no futuro.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Bendito seja o descanso

Foi uma exibição q.b.aquela que o Sporting rubricou contra o Estrela. 2-0, sem espinhas e...sem preocupações.
Paulo Bento já tinha avisado que iria rodar jogadores, fazer descansar os mais fatigados, mas nem assim por grandes dificuldades passou o Sporting. Pereirinha assumiu a posição de interior direito, Tiuí (alguns bons pormenores, mas ainda lhe falta o golo) rendeu o lesionado Simon, Ronny (igual a si mesmo, i.e., quase sempre inseguro e mal a defender) voltou à esquerda da defesa e Celsinho (tanto talento e tão pouca raça) teve mais uma oportunidade para, de início, mostrar argumentos e qualidade.
Sem fazer uma exibição de "encher o olho", Moutinho fez um golão, Hélder Cabral foi (bem) expulso e...os jogadores descansaram e voltaram a descansar, controlando sem problemas o jogo de princípio a fim e até o 2-0 acabou por surgir através de um golo esquisito de Liédson.
Purovic parece estar mesmo descartado por Paulo Bento, Farnerud continua a ser a sua paixão (embora não perceba nem eu nem ninguém o respectivo motivo) e...vem aí Pedro Silva. E ainda bem. Ou muito me engano, ou este é daqueles fenomenos "tipo Grimi", ou seja, basta 1 ou 2 jogos para se perceber que há qualidade, muita qualidade. Abel que se cuide.
Quinta-Feira é dia de UEFA, contra o Basileia, na Suíça. É hora de recuperar forças e ir em busca da passagem à próxima eliminatória.
Apetece dizer, com a tranquila exibição de hoje e com a necessidade da equipa retemperar energias para o embate com o Basileia, Bendito seja o descanso.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tiuí a titular contra o Estrela da Amadora?


Com a lesão de Vukcevic, abre-se uma vaga no ataque contra o Estrela da Amadora. Tíuí parece a opção claramente mais válida por dois motivos fundamentalmente: primeiro, Paulo Bento não irá certamente mexer no aspecto táctico e o 4-4-2 losango não se desdobrará com toda a certeza num 4-5-1 só com Liédson na frente e segundo, Purovic nesta altura não é, de todo, uma opção válida. Apetece gritar bem alto, volta Derlei, volta que bem precisamos de ti!!!

Aliás, despachar esse gigante com pés tipo tijolo era o melhor que faziamos e rápido. E já agora, porque não Djaló? Qualidade para avançado não tem com toda a certeza (não faz um remate com conta, peso e medida à baliza) e para extremo, médio interior ou "nº 10" tem de mostrar muito mais. Tecnicamente, à semelhança de Purovic, este menino não é nenhum prodígio.

Contas feitas, Tiuí apresta-se como a opção mais válida e um golo contra o Estrela, estou em crer, abria-lhe as portas senão totalmente mas a 50% para a titularidade num futuro próximo.

O resto do onze não deve ser alterado, salvo uma ou outra supresa que possa surgir, sendo um dado adquirido (o abençoado) Grimi manter a tiularidade.

A vitória impõe-se, sem contemplações ou desculpas "esfarrapadas" e, se possível, com uma exibição convincente.

Had de saída, "Vuk" recupera para o embate com o Benfica

Marian Had está de saída (Graças a Deus). Ao que parece, o eslovaco faz as malas hoje e parte para o Lokomotiv de Moscovo já que neste momento assumia-se claramente como um activo de último recurso, tão poucas foram as vezes que foi utilizado. Além disso, a máxima idealizada de dois jogadores por posição já estava estupidamente ultrapassada: 3 defesas-esquerdos, não obrigado, ainda para mais quando o Ronny é um jogador que principalmente a nível defensivo deixa muito a desejar e o prazo da sua própria evolução enquanto jogador começa a esgotar-se.

Já Grimi, apesar de ter chegado há poucos dias e ter já efectuado dois jogos, revela-se muito consistente a defender e inteligente a atacar, é como que uma lufada de ar fresco para uma posição que há muito esperava por um elemento com qualidade.

A notícia que mais preocupa actualmente é mesmo a lesão de "Vuk", que arrisca ficar fora do derby com o Benfica daqui a duas jornadas. Esperemos que o homem recupere, porque ninguém tem dúvidas que, nesta fase do campeonato, o Sporting ganha imenso com a raça e o poder de fogo do montenegrino.

E se de avançados falamos, não resisto a deixar um comentário final: com Liédson, Vukcevic, Djaló e com Derlei em fase final de recuperação, quais são as hipóteses de Purovic (alguém encheu bem os bolsos na SAD com este gigante) se manter no plantel? Salvo melhor opinião, para mim, nenhumas...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Brilha SIMON, brilha!!!

Foi uma noite europeia bem agradável a que se viveu ontem em Alvalade. Vários foram os motivos que me levaram a chegar a essa conclusão, mas de entre todas elas, há uma que faço questão de destacar: Simon Vukcevic. Já há muito que se vão evidenciando as características deste montenegrino, desde a sua técnica pautada por um pé esquerdo temível a driblar, a cruzar e a rematar, bem como a raça e a vontade com que este judoca cinturão-negro disputa cada lance.

Ontem, não fugiu à regra e 2 golos de Simon resolveram um jogo cujo resultado poderia ter acabado com contornos mais dilatados, não fosse a ineficácia e o egoísmo de alguns jogadores do Sporting em determinadas alturas da partida, como foi o que sucedeu com Izmailov ou Liédson.

Os 20 minutos iniciais - à excepção do golo - não eram motivo de grande satisfação e pairava o marasmo do jogo disputado em Belém, mas a partir daí tudo foi diferente. Um vendaval de futebol ofensivo com desequilíbrios constantes deixaram várias as vezes a (desfalcada) defesa do Basileia, sendo que, defensivamente, vi um Miguel Veloso como já algum tempo não via, abnegado, determinado e com vontade de ganhar cada lance.

Abel deu ares de quem está progressivamente a voltar ao seu fulgor físico depois da lesão que o apoquentou durante umas semanas, o miúdo Patrício parece querer fazer ele próprio evoluir os seus índices de concentração (que grande defesa aquela no primeiro quarto de hora da primeira parte) e até Pipi Romagnoli parecia gozar de alguma inspiração extra, tão pouco que tem sido o que tem demonstrado esta época.

O único ponto negativo do jogo foi mesmo a lesão de Simon, que fez uma luxação no ombro direito já durante a segunda parte. "Vuk" tem para 3 semanas de paragem e espera-se que o Sporting se não ressinta deste desequilibrador.

É preciso, no entanto, manter os pés bem assentes no chão e perceber que ainda falta mais uma "mão" para jogar na Suíça e não entrar em euforias estúpidas e desmedidas. É que ainda há muitos jogos pela frente em 4 competições diferentes e Domingo há mais, desta feita para a Liga, contra o Estrela da Amadora, em Alvalade.

Sporting vs Basileia


Hoje é dia de bola em Alvalade. Excepção feita à novel "Taça da Liga", não falho um jogo no Alvalade XXI há já muito tempo, muito por causa das exibições menos ou nada conseguidas do Sporting. Não sou um adepto que facilmente desista e desacredite a equipa de um momento para o outro, fazendo repentinamente desabar uma exibição paupérrima contra o Belém e passar a criticar negativa e consecutivamente todos e mais alguns que envergam o símbolo do leão. Mas que estou e ando desiludido, estou. Quem não anda?

Ao que consta, Vukcevic e Romagnoli não entram no onze por lesão, abrindo-se nova oportunidade para Celsinho. Tenho fé neste miúdo, vê-se que tem uma técnica e uma velocidade bem acima da média, mas a vertente física e táctica ainda deixam muito a desejar.

Apesar de não ser propriamente um fã do "losango", atendendo às características dos próprios jogadores que hoje se crê que integrem a equipa titular, prevejo um 4-4-2 mais pronunciado, sem "tretas" nem invenções com dois médios mais encostados à linha.

Impõe-se uma vitória, se possível sem consentir golos. É o mínimo, digo eu.

A ver vamos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O início de uma nova etapa

Eis que surge o primeiro dia de uma nova etapa: a criação do arenatelheirasXXI, um sítio ou um blogue que pretendo que seja do agrado do cibernauta apaixonado pelo futebol e principalmente pelo futebol do Sporting. Este será um blog que se definirá (ou pelo menos pretendo eu num futuro próximo assim se defina) como um Blog do agrado de todos os Sportinguistas, dos "voyeurs" dos clubes rivais ou mesmo de meros curiosos do mundo do blog e da bola, os quais espero que comentem e critiquem ao estilo que mais lhes agrade de modo a valorizar do modo mais digno e coerente possível simples linhas que nos separam do mundo lá fora.

E se dizem que o futebol por si só é uma fenómeno que arrasta milhões, queiram entender que o Sporting e a paixão que nutrimos pelo clube é incomparavelmente maior que qualquer realidade.

Aguardo pelo vosso "feedback" de hoje em diante, fazendo eu (egoisticamente) votos que este seja um blog que progrida e se desenvolva naturalmente, sendo encarado por todos vós como um blog da vossa preferência e pesquisa diária.

Aquele abraço.