domingo, 27 de julho de 2008

E o Quique ficou a saber quem são "os mais fracos"

Os rosinhas levaram 2 biscas no Guadiana. Surpresa? Não. É bem certo que um derby é sempre um derby e o resultado é imprevisível qualquer que seja o momento das duas equipas.
No entanto, a estrutura da equipa conta muito e quem a mantém quase na sua totalidade terá, pelo menos na teoria, clara vantagem. Para mim, foi o que aconteceu e o Sporting ganhou e bem.
O que me deu mais gosto foi mesmo o treinador da passarada ter percebido quem são "os mais fracos". Tristes as declarações de Quique Flores há uns dias, ridícula a exibição do Benfica e de outros pseudo-craques tipo Edcarlos, Yebda, Makukula, Aimar, Binya, entre muitos outros. É como diz o outro, comeu e calou.
Eu nem fazia questão nenhuma de ganharmos o jogo e o torneio, mas se o ganhámos tanto melhor. Mau mesmo é para os rosinhas dos milhões: este ano nem o Guadiana levam, quanto mais qualquer troféu oficial durante a temporada.
Uma palavra para Djaló e Roca. Explosivo a arrancar o 1º, determinante em todo o jogo da equipa o 2º. E aquela cueca no Yebda...uuuuui, que aquilo não se faz. Que maravilha.

Parabéns à SAD e ao Paulo Bento - Atitude e postura brilhante perante as declarações de João Moutinho

Após as declarações despropositadas e fora de tempo de João Moutinho, a SAD e o Paulo Bento estiveram, quanto a mim, brilhantes.
Ainda esta tarde, a SAD emitiu o seguinte comunicado:
"Na sequência das declarações prestadas ontem à Comunicação Social pelo jogador João Moutinho, nas quais manifestava vontade de ser transferido para outro clube, facto que já transmitira ao Conselho de Administração e Director Desportivo da Sociedade, por alegadas razões de natureza pessoal, o Conselho de Administração vem informar o seguinte:1. No passado sábado o agente FIFA Pini Zahavi, munido de uma carta de representação emitida pelo Everton FC deslocou-se à sede desta Sociedade tendo transmitido ser intenção do referido clube inglês oferecer 15 M€ pela aquisição dos direitos desportivos do jogador João Moutinho, podendo a esse valor eventualmente acrescer um montante ainda não definido no caso de o Everton FC se qualificar para a Liga dos Campeões.2. A proposta foi liminarmente recusada, tendo sido transmitido ao Sr. Pini Zahavi, que agia na dupla qualidade de representante do jogador e do Everton FC, que não era intenção da Sporting, SAD transferir o jogador.3. Como é do conhecimento público, o contrato do João Moutinho foi substancialmente melhorado no ano passado e prevê uma cláusula de rescisão no valor de 25 M€ que pode ser exercida até ao dia 15 de Junho de cada ano. Quaisquer propostas apresentadas depois dessa data, apesar de não serem vinculativas para a Sociedade, terão de obedecer a determinados requisitos, o que não se verificou.4.Por outro lado a Sporting, SAD acredita que as suas estruturas terão a capacidade para criar as condições para que um atleta, que muito preza, ultrapasse as questões de natureza pessoal que enfrenta e que possa continuar a sentir-se bem e feliz no seu seio.5. Por último, releva-se que os motivos pessoais que o jogador invoca para se transferir são totalmente alheios à Sporting SAD e à relação laboral que mantém com o jogador e, nessa medida, não poderão justificar em caso algum um acto de gestão que não defenda adequadamente os interesses da Sociedade e dos seus accionistas.Lisboa, 27 de Julho de 2008".
Acresce que, ao que se sabe, Moutinho não joga frente ao Benfica no jogo de hoje à noite a contar para o Torneio Guadiana.
Isto de ser humilde não basta e volta e meia o dinheiro e a influência dos empresários sobe à cabeça destes miúdos e depois fazem declarações que em nada os prestigiam. E João Moutinho não escapou a esta tendência.
O resultado está à vista: Comunicado da SAD afirmando categoricamente que por menos de 25 milhões de euros o jogador não sai e PB excluiu-o do 11 inicial para o jogo de hoje contra o Benfica.
Por isso mesmo, eu saúdo a atitude da SAD e enalteço a atitude do PB. Assim sim Sporting!

Vitória sobre o Blackburn e o futuro indefinido de João Moutinho

Ontem foi dia de vitória sobre o Blackburn, dia de golos de Pedro Silva (ah pois é...) e Tonel, mas também um dia de preocupação sobre as declarações de João Moutinho.

Vi o jogo num restaurante em Santa Cruz, com o barulho habitual que caracteriza um estabelecimento deste tipo e não ouvi o relato do jogo em si dos comentadores, mas nem me apercebi que Moutinho tivesse dito o que quer que fosse em torno da sua saída.

Ainda nem sequer vi Moutinho a falar na TV e ele, por sua iniciativa, ter chamado os jornalistas para exteriorizar a sua vontade de sair do Sporting. Mas, a ser verdade o que li, estranhei e muito a reacção do Moutinho. Se há miúdo que é humilde é ele, se há pessoa que não dá nas vistas é ele...não percebo. Só pode mesmo haver aqui mãozinha de empresário.

Nos dias que correm, o dinheiro fala sempre muito alto e diz-se que o Everton já apresentou uma proposta de 22,5 milhões de euros, proposta essa com um salário chorudo de certeza para o João. Mas esta atitude...hum, cheira-me a esturro e que alguma coisa não bate certo.

E se o Moutinho sair, quem virá para o seu lugar? Espero que os dirigentes o Sporting estejam a trabalhar nisso (e lá que houve sempre uma discrição inigualável em relação a outros anos que passaram, lá isso houve e honra seja feita aos actuais responsáveis). A seu tempo falarei e opinarei sobre alternativas ao Moutinho, se é que o vá ter de fazer. É que o Moutinho - pelo menos nesta altura - ainda é jogador do Sporting.

Já agora, obrigado Tonel pela atitude, empenho e Sportinguismo evidenciados não só desde que chegou ao Sporting como também no jogo de ontem. Se há quem seja um grande apreciador da postura e capacidades do Tonel sou eu e ontem facturou o segundo golo do Sporting, demonstrando uma classe brutal durante todo o jogo.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

3 problemas chamados Farnerud, Purovic e Stojkovic

Provavelmente, todos os Sportinguistas se aperceberam que temos 3 problemas pendentes de resolução chamados Farnerud, Purovic e Stojkovic.

Na teoria, Farnerud é o mais simples de resolver, porque ao que consta tem mercado e tem tudo bem encaminhado para rumar ao Staebaek, da Noruega. Custo zero ou por uns milhares de euros pouco importa como vai ser, a ordem é mesmo para arrumar o plantel o mais rápido possível e "despachar" Farnerud é uma das prioridades.
Mas Purovic e Stojkovic são mesmo os problemas maiores a resolver. Depois do Anderlecht ter descurado Purovic, que é que se há-de fazer a este cepo? Não percebo. Ou melhor, percebo como estes artistas aparecem do nada, tanto são os interesses que giram nesse "maravilhoso" mundo dos empresários e do futebol profissional. Dizem que este menino tem pretendentes na Bundesliga mas para mim...é só "música", ainda não vi nada.
Depois, aparece Stojkovic. Como é que um profissional de futebol vai treinar à experiência num clube da Premier League como o Everton, sabe que PB não conta com ele de certeza e...vai-se embora do treino antes do previsto sem dar qualquer justificação??? É mesmo de quem tem atitudes infantis e que nada o prestigiam. Ainda que eu considere que o Stoi é, no planop teórico, o melhor dos Guarda-Redes existentes no Sporting, em termos de disciplina, que é fundamental nos tempos que correm no futebol moderno, PB não brinca e bem em serviço. E este gajo sabia disso!!! Não contente com o que fez, não só deu um tiro no pé, como hipotecou um negócio de 1 ou 2 milhões de euros ao Sporting. Gajos deste calibre, não obrigado.
Para terminar, uma pequena nota para o destino de Celsinho (E. Amadora). Fiquei bastante satisfeito. Rodar na nossa liga em vez de ir para o Brasil para o forró e para as caipirinhas e jogar a 10 à hora, vai dar o litro no Estrela. Boa aposta. Potencial não falta a este artista, falta-lhe é calo e (muita) maturidade.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Um mau início e um bom alerta

O Sporting fez hoje o 2º teste da pré-época e sentiu o sabor da derrota contra o modesto Sunderland. Ainda assim, o adversário é um clube da PremierLeague e não um clube de terceiro nível, o que me deixou, apesar de tudo, satisfeito.
Qualquer derrota nunca á boa. Mas estas derrotas de início de época são aquelas que, se bem me faço entender, são sempre as mais proveitosas. Claramente PB pode tirar ilações, puxar as orelhas aos jogadores aqui e ali e os próprios artistas abrirem mais os olhos para as falhas que se cometeram. A errar e a perder, é agora. Melhor altura não há para testar e fazer experiências. E falhas defensivas houve de sobra. Por outro lado, o dito 4-4-2 aberto ainda não se fez sentir com notoriedade.
O Sporting jogou logicamente privado de muitas pedras fundamentais no suposto futuro onze inicial e PB fez variadas substituições na segunda parte. Nada serve de desculpa para a derrota por 3 (!) golos, mas sabe-se que a equipa não é - felizmente - nada ou quase nada, pelo menos, do que sucedeu na segunda parte.
Rochemback vai-se seguramente destacando pela sua postura (uma rocha autêntica nos lances disputados um para um e comandante de todo o jogo leonino), sendo que para mal dos meus pecados, Ronny (o meu "ódio" de estimação) marcou o golo do Sporting e Pedro Silva mostrou-se inseguro e pouco entrosado (sinceramente não me preocupou porque sinto e continuo a dizê-lo que é um jogador a ter em conta).
Tiago esteve muito bem e fez um punhado de boas defesas, evitando "males maiores", mas não deixa de ser uma segunda ou terceira opção. Carriço vai ter tempo de assentar na equipa e Adrien tem forçosamente de mostrar argumentos esta temporada. Abel, Caneira e Grimi ainda estão muito, muito longe da sua melhor forma e, no meu critério, para além de Rochemback, apenas Izmailov, Romagnoli, Djaló e Vukcevic deram um arzinho da sua graça.
O próximo jogo será contra o Blackburn Rovers, no qual se espera uma resposta progressivamente melhor de todos os jogadores ou de grande parte deles.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ricardo Batista é o escolhido

Está encontrado o Guarda-Redes que faltava no plantel. Ricardo Batista é internacional sub-19, veio do Fulham e chegou para ombrear a titularidade (digo eu) com Rui Patrício. Pelo menos legitimidade tem para o fazer e, embora eu (pessoalmente) desconheça as suas qualidades, digo que algum potencial deverá o miúdo ter. É internacional e já jogou na Premier League, o que são dois trunfos importantes, jogando contra ele a menor experiência enquanto profissional de futebol e o seu desconhecimento dos adeptos portugueses do seu valor. Pelo menos, um sinal mais já tem - é sportinguista desde pequenino (é assim mesmo miúdo!).
Custou 150 mil euros, o que nos dias que correm, significa que é uma aquisição particularmente económica.
Por outro lado, mal o miúdo chegou, a passarada já começou a disparar para o ar sem sentido (tal como o seu triste presidente, vide recente entrevista televisiva - afinal o Quique não era segunda escolha, era terceira porque primeiro estava o Eriksson e depois ainda vinha o Queiroz). "Não presta, é mau, etc.". Deixem-me que faça a pergunta: algum dos leitores do blog é capaz de dizer se o conhece enquanto jogador? Melhor, eu reformulo a pergunta: já viram um único jogo dele? Pois é, não viram, o que significa que ninguém o conhece e, consequentemente, não sabem se é bom, se é mau ou mais ou menos. Mas eu percebo-vos. A sério que percebo.
Felizmente para os nossos lados, têm ingressado no clube jogadores com uma relação qualidade / preço muito boa, pelo menos na minha opinião, como são os casos de Rochemback, Caneira, Izmailov ou Grimi (que tal reconhecer uma significativa mais-valia de qualquer um destes?). Que me digam que o Postiga é muito bom, muito mau ou assim assim eu aceito, porque toda a gente conhece o Postiga e reconhecer-lhe-ão mais ou menos qualidades, conforme o gosto de cada um. Mas não.
Entendam esta crítica apenas para alguns benfiquistas que eu conheço (e aqui não entra o Sebastian, o Vieira e o David). Para os outros, fica o recado: retratem-se. Que gastar milhões e milhões sem vender ninguém nem ir à Champions...já se sabe onde é. Já agora, o Aimar eu conheço e, se mantiver as qualidades que tinha há 5 anos atrás, é um belo jogador. Desse eu falo, porque o conheço.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Grimi já está confirmado! Só falta o Guarda-Redes

O Sporting confirmou à CMVM (e no próprio site do Sporting) há pouco o ingresso em definitivo de Leandro Grimi em Alvalade por um montante de 2,5 milhões de euros pela totalidade do seu passe. O AC Milan terá direito a 35% sobre o montante de uma eventual futura transferência. Fixou-se ainda uma cláusula de rescisão para o argentino de 25 milhões de euros.
Com esta aquisição, continuo a apostar que PB não irá manter Ronny no plantel. Defesas ficam pelas minhas contas 8 (Polga, Caneira, Carriço, Tonel, Pedro Silva, Abel, Ronny e Grimi), sendo que 3 poderão desempenhar as funções de lateral esquerdo (Caneira, Grimi e Ronny, já para não falar de Pedro Silva que chegou a jogar adaptado à esquerda no ano passado na Supertaça contra o FC Porto). Há aqui pessoal a mais! E o elo mais fraco é indubitavelmente Ronny. A ver vamos o que sucede e se a razão me assiste no futuro.
É público e notório: neste momento, só falta mesmo ingressar um Guarda-Redes, já que Stojkovic não conta para PB, está em estágio com a selecção da Sérvia e fará a breve prazo testes no Everton (se é que ainda não os fez).
Até agora, surgiu um nome na comunicação social, ou seja, Assmann (na foto), um guarda-redes argentino, jogador do Independiente. Eu...nem arrisco um possível nome, porque acima de tudo ainda ninguém conseguiu perceber (pelo menos eu) se a ideia é contratar um guarda-redes para ombrear a titularidade com o Patrício ou simplesmente para "fazer número" e perfazer os 3 donos da baliza.
Por outro lado, poderão estar alguns nomes em vista, mas enquanto se não concretizar a venda de Stojkovic não haverá nenhuma contratação com toda a certeza.

domingo, 13 de julho de 2008

Será desta?

Com o rolar das últimas notícias nos nossos media, crê-se que Leandro Grimi esteja mesmo de regresso ao Sporting e em definitivo, terminando uma novela que já dura há várias semanas. Braida já disse que está tudo acertado entre o Sporting, AC Milan e o jogador e até Grimi já disse ontem que "está muito satisfeito com o desfecho das negociações".

Deste modo, coloco a pergunta, tal como já o fiz aqui no blog não vai há muito tempo: onde fica o espaço de Ronny no actual plantel? Não vejo onde, com sinceridade. O tempo da progressão enquanto jogador já lá vai e o lugar deste menino fica perigosamente ameaçado.

PB já disse que, a confirmar-se a vinda de Grimi, a posição de Caneira no terreno não se cingirá à esquerda e a posição de central e lateral direito são alternativos ao internacional português.

Já o disse por mais que uma vez que sou um crítico do Ronny e não compreendo a sua continuidade no plantel. Mas com a chegada de Grimi (a confirmar-se, claro), será que Ronny fica no Sporting? Eu aposto que, até ao início do campeonato ou muito próximo dessa data, Ronny seja emprestado e vá rodar, de modo a evoluir e afirmar-se de uma vez no Sporting.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Apresentação (oficial) de Caneira, Postiga e Rochemback: eu cumpri o meu "dever" e estive lá.





15.10h, Estádio Alvalade XXI, relvado junto à bancada central: Apresentação oficial de Caneira, Postiga e Rochemback.

Como provam as fotos, eu estive lá e aproveitei para "deixar o recado" ao Caneira e ao Postiga e disse-lhes "Tragam o título para Alvalade!", ao que os dois me responderam, "vamos fazer tudo por isso".

Fiquei satisfeito pela resposta, sendo que, no meio de cerca de 1000 adeptos leoninos, consegui arrancar aquilo que eu queria ouvir e exteriorizar em exclusivo aqui no blog.

Confirmei também aquilo que as imagens que habitualmente vemos na TV mostram, ou seja, que Rochemback é um autêntico touro tal é a compleição física do homem, Postiga é o dito avançado franzino e que Caneira é o puro atleta.

Pelas 15.30h eram apresentados os novos equipamentos oficiais desta época, mas fiquei-me por ali. As fotos dos craques estavam captadas e podia ir satisfeito para casa, pegar na R1, enrolar o punho e chegar a casa o quanto antes para publicar este texto no blog.

Assim foi, estou satisfeito. Venha o Grimi e o próximo Guarda-Redes.

Stojkovic faz testes no Everton

Stojkovic já não treinou hoje em Alcochete.

Ao que consta, terá já partido para Inglaterra para ficar 1 semana à experiência no Everton.

Stoi está dispensado até integrar os treinos da Selecção da Sérvia e, se tudo correr dentro do previsto, já não regressará a Alvalade.

Se assim se concretizar a transferência para o Everton, o Sporting tem agora margem de manobra para contratar um Guarda-Redes capaz de ombrear com Rui Patrício ou, quiçá, somente para preencher a terceira vaga na baliza.

A meu ver era importante contratar um bom guarda-redes que faça sombra a Rui Patrício, de modo a aumentar a competitividade no seio do plantel porque Tiago, valha a verdade, é e será um eterno suplente.

Agora é esperar e ver quem é o senhor que se segue.


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Embalados para o 1º jogo da pré-temporada

Os treinos na Academia vão-se acumulando a bom ritmo e a somar dias de intensa preparação física para a temporada que aí vem.
Calor, intensidade e bola a rolar no relvado são momentos que se vão repetindo em Alcochete, já com as presenças de Caneira, Rochemback, Izmailov, entre tantos outros. Dos reforços, falta pisar a relva Hélder Postiga, que recupera de uma recente intervenção cirurgica. Entretanto, aguarda-se intensamente pela chegada de Grimi, que parece estar mais perto de ficar em definitivo no plantel.
Mais demorados e mais longe de encontrarem uma solução estão os casos de Celsinho, Purovic (vai ser observado no Sábado pelo Anderlecht), Stojkovic e Farnerud (ao que consta, vários clubes suecos correm pelo médio).
De entre estes jogadores, destaco o facto do próprio Celsinho ter declarado ser bom para ele rodar noutro clube na próxima época para regressar em grande a Alvalade porque precisa "de crescer como futebolista e como homem" (pouca borga deve fazer este menino deve...). Isso, vai, senta-te e pondera se queres ser um profissional a sério porque "brincas na areia" sem um grão de arroz na cabeça não servem para integrar a equipa do Sporting.
Já o empresário de Stojkovic e Purovic declara - porque o sabe que não há volta a dar - que qualquer um dos jogadores não faz parte dos planos de Paulo Bento. No entanto, enquanto que Purovic ainda vai sonhando com um ingresso no Anderlecht (bom bom era o homem fazer um hat-trick no Sábado, eheh), Stojkovic...está encostado, mas com um pé no plantel da próxima época. É que Vítor Golas é o Guarda-Redes do plantel júnior e, contas feitas, sobram Rui Patrício e Tiago. Ninguém se esqueceu do que aconteceu com PB e o sérvio, mas a ver vamos se me não engano e Stoj faz "mea culpa" e ainda fica no plantel para discutir um lugar. Essa sim era uma óptima notícia que deixava os Sportinguistas mais confiantes no que à baliza diz respeito.
O miúdo Patrício deve apresentar-se em melhor plano que no ano passado e potencial não lhe falta, sendo que acredito que o puto vá fazer uma época pelo menos aceitável e com um horizonte futuro bem risonho. Mas que a concorrência (de preferência forte) nunca fez mal a ninguém, lá isso não. E Tiago, quer queiramos quer não, não passa de um suplente, sem estaleca para mais. É um bom elemento pelos anos de clube que já acumula mas não muito mais que isso.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

De regresso ao trabalho!

O Sporting regressou hoje aos trabalhos, dando início à pré-época.

Jogadores como Rochemback, Izmailov ou Daniel Carriço já se apresentaram em Alcochete e, embora o plantel pareça praticamente fechado, mantém-se em aberto apenas a situação de Grimi no que respeita a entradas.
Veloso e Moutinho parecem estar de pedra e cal e, contas feitas, Stojkovic, Purovic e Farnerud são os jogadores que faltarão colocar.
Liédson, Postiga, Moutinho, Veloso e Patrício, por motivos de lesão e de participação no campeonato da europa na Suíça, ainda não se apresentaram em Alvalade.
O 1º jogo da pré-época é já dia 12 de Julho, com o Atlético do Cacém.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Visita histórica ao Mundo Sporting: afinal o Céu existe mesmo.

Hoje fiz aquilo que já devia ter feito há muito tempo. Aproveitei os 102 anos do Clube e visitei o chamado "Mundo Sporting", que é constituido por todas as zonas mais envolventes e carismáticas do Mundo dos Sportinguistas, como a mítica Porta 10A, o Leão ao lado do qual os novos reforços posam para a fotografia ou as Taças que o Sporting conquistou e que se apresentam como as mais emblemáticas da vida do clube.

Antes mesmo da visita se iniciar, aproveitei, passei no "Hall VIP" e encontrei o quadro com o nome de todos os sócios que adquiriram lugares no novo estádio logo no seu 1º ano de vida. Eu, Luís Pereira - orgulhosamente - estou lá.


Passei de seguida os olhos por um conjunto de fotos que estão em exposição e não enjeitei a oportunidade de tirar uma foto ao nosso Cristiano, tinha ele 11 anos e jogava nos iniciados do Sporting.

De passagem pela actual Porta 10A, descobrimos os meandros pelos quais andam os jogadores até aos balneários. Chegados ali, nada é esquecido e a ordem pela qual se encontram os jogadores é indicadora disso mesmo. Por exemplo, Liédson senta-se ao lado de Derlei, Simon ao lado de Izmailov e Veloso ao lado de Djaló.

Neste instante, o guia - fanático adepto do Sporting - conta uma história da época passada, que se cingiu aos "bastidores" e que eu achei fantástica. No célebre jogo das meias-finais da Taça de Portugal contra o Benfica e quando perdiamos por 2-0 ao intervalo, segundo consta, o factor psicológico das palavras de Paulo Bento pesou muito...mas não só. É que, no balneário está uma caixinha com uma pequena ranhura na qual todos os adeptos do clube e adeptos adversários depositam palavras de incentivo ou de troça. Ora, nesse jogo, consta que PB abriu essa caixa, escolheu 2 ou 3 papelinhos insultuosos escritos por adeptos do Benfica e espicaçou o alento dos jogadores com esse factor. O resultado ficou à vista: 5 tiros na passarada e passagem à final do Jamor contra o Porto, que haveriamos de ganhar por 2-0, sem espinhas.

De seguida, pisei o relvado, sentei-me no lugar do banco onde PB se costuma sentar e dei por mim a suspirar de alegria. É nestas alturas que realmente penso que vivo mesmo muito o clube e o seu dia-a-dia.

A visita terminou, como não poderia deixar de ser, com o Museu do Clube. Foi a "cereja no cimo do bolo" e, desde Taças de Campeonatos e Taças de Portugal ganhas em tantas modalidades, as chuteiras do Acosta por ele utilizadas na célebre época 1999/2000 (a tal que quebrou o jejum dos 18 anos), a camisola do Ricardo utilizada no Euro 2004, a foto lembrada com tanta saudade de Krasimir Genichev Balakov, não tive mãos a medir.

Entre outras tantas curiosidades, ver João Moutinho de cabelo pelo ombro junto com Quaresma e Saleiro, Viana de Taça na mão em festejos noite dentro após a conquista de mais um campeonato, que mais podia eu pedir em dia de aniversário do Clube e véspera do meu próprio aniversário? Pedir mais era impossível e vim de lá com um nó na garganta tantas são as emoções que se revivem ao longo de toda uma vida.

Fiquei sem palavras. Afinal, depois desta memorável e histórica visita, soube que afinal o Céu existe mesmo. Está ali mesmo, no Alvalade XXI.