domingo, 21 de setembro de 2008

Liderança da Liga, consistência do colectivo e...um problema chamado Vukcevic

O Sporting ganhou - e bem - ao Belenenses por 2-0, com um Postiga em crescendo, um Miguel Veloso a progredir e a "ameaçar" a titularidade e um regressado Vukcevic com 45 minutos em campo em bom nível e umas declarações pós-jogo totalmente fora de tempo, despropositadas e sinónimo de um grande tiro no pé.
No que toca ao jogo propriamente dito, o Belenenses procurou incomodar o Sporting até onde pôde e até fez uma ou duas oportunidades durante o jogo de golo eminente, com brilhantes respostas de Rui Patrício (este miúdo aos poucos vai destacando-se cada vez mais pela positiva e para mim tem feito exibições bem acima da média). A verdade, essa, no entanto, foi mesmo que o Sporting dominou sempre mais e jogou quase sempre melhor, criando várias situações de perigo junto à baliza do Belenenses, dando eu destaque para as exibições de Postiga, Patrício, Rochembach e Izmailov. Na segunda parte, o destaque dou-o mesmo a Vukcevic, que mais uma vez exibiu qualidades técnicas muito acima da média e jogadas em bom nível. O pior veio depois do jogo.
Contas feitas, 6 golos marcados, 2 sofridos e o assumir da liderança da Liga (há quanto tempo isto não acontecia e sabe tão bem estar comandar no 1º lugar!), em vésperas da deslocação à Luz. Desportiva e psicologicamente, o jogo contra o Benfica, na minha opinião, vai ser bastante importante, porque em caso de vitória (ou mesmo até de empate), a recepção ao FC Porto tem tudo para ser escaldante e indiciador de um cenário óptimo para, em Alvalade, limpar os tripeiros. Mas antes do jogo em Alvalade...vem mesmo o Benfica e a vitória seria, sem dúvida, sinónimo de um panorama muito favorável para arrancar para um grande princípio de época e ter tudo para gerir de outra maneira a posição na Liga.
Fora das 4 linhas, Vukcevic desiludiu-me a mim e a todos os Sportinguistas. Disse-o, sem papas na língua, que quer sair do Sporting em Dezembro e que vai comunicar essa sua vontade à Direcção. Ora, tudo isto significa 3 coisas diferentes: uma grande desilusão para qualquer adepto do Sporting porque carinho de todos nunca sentiu falta de certeza (o jogo de Sábado contra o Belenenses é elucidante), um grande tiro no pé do próprio jogador (estou para ver quantas vezes mais depois disto vai jogar pelo Sporting) e uma incógnita do modo como a Direcção e do próprio PB vão gerir um activo que está muito descontente, que é um pseudo-"enfant terrible" mas que é um grande jogador e com um potencial enorme.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os conselheiros do Vuc é que, às tantas, lhe estão a dar volta ao "miolo"...

Um abraço Luidgi

Ludgi disse...

Cheira-me que é um misto de conselhos de empresário + imaturidade nua e crua de um jogador com um potencial técnico enorme mas com uma cabeça que só tem areia ou então é mesmo oca.

Anónimo disse...

Tão simples como isto: Cada vez q Vuk falava à imprensa e tenta destabilizar o balneário do Sporting, 1/4 do ordenado era retido pelo Sporting! Se existirem propostas a rondar os 10 milhões será mt bem vendido! Menos que isso, fica no Sporting e fica bem! Empresários à parte, q jogador mais egoísta!!!!

AL disse...

Com esta história do Vuk e mais Vuk, querem é passar ao lado da arbitragem criminosa que se viu no Sábado lá na toca...
Postiga para a rua aos 20 minutos, por entrada bárbara sobre o Carciano, primeira jogada de perigo da lagartagem (remate perigoso do Postiga) em claro fora-de-jogo, o primeiro golo (nem vale a pena comentar!!!) e as constantes faltas assinaladas sempre para o mesmo lado. Elmano a Sócio dos Lagartos!!!!
Quanto ao Belém deu uma grande ajuda, porque não joga nada... Mas também não é preciso empurrar mais para baixo!!!!

Abraço Luidgi

RBM