Longe vai o tempo em que o Sporting se baseava numa prospecção de jovens jogadores limitado ao território nacional.
Quem acompanha os escalões inferiores, essencialmente os juvenis e juniores facilmente se apercebe da progressiva integração de jovens jogadores de um leque de nacionalidades distintas e que prometem muito. Pelo menos, é o que dizem ou o que se espera deles.
Bastará começar por enunciar o caso de Rabiu Ibrahim, uma pérola da Nigéria, um "médio-volante" campeão do Mundo e que foi "só", para quem não sabe, a segunda contratação mais cara da época, a rondar os 1,5 milhões de euros. Chegou, inclusivamente, o Real Madrid a fazer uma proposta dir-se-ia quase irrecusável de 10 milhões pelo "Maradona de África", como é apelidado por quem bem o conhece. Na altura, isto é, no príncípio da presente época, a resposta de Carlos Freitas foi um redondo "não", o que explica bem a esperança que os responsáveis pela formação leonina mantêm no jogador.
Victor Bindia é outro miúdo que chegou há pouco mais de uma semana. É outro nigeriano, lateral-direito, com um porte físico notável e que promete, num futuro próximo, reforçar a ala direita da defesa.
Ontem chegou a Portugal um outro miúdo, de quem dizem ser um autêntico prodígio. Chama-se John Gewer, é brasileiro e veio do Matucelli, da Série C do Campeonato brasileiro. Com 17 anos de idade, chegou à Academia de Alcochete e está, neste momento, à experiência. O passe é actualmente detido por um forte grupo empresarial, o qual afiança que só abdicará do passe do brasileiro por uma soma a rondar os 2 milhões de euros.
Além de Ibrahim, Bindia ou Gewer, há muitos mais a procurar convencer os respectivos responsáveis a ter uma oportunidade no plantel sénior do Sporting. Vitor Golas, p.ex., é guarda-redes de nacionalidade brasileira que tem treinado regularmente com o plantel sénior e Luis Paez um ponta de lança paraguaio muito jovem que já é chamado com regularidade para a Selecção A do seu país.
Boa política é o que aparenta ser o que se vive actualmente em Alvalade. Resta saber quais serão os frutos que esta miudagem dá no futuro.
Orban Optimod fm 8200
Há 13 anos
3 comentários:
E promessas tugas não há?
Qualquer dia com tantos estrangeiros no vosso plantel acaba por acontecer o mesmo que aconteceu no Benfica, a perda da mistica do clube.
Saudações Benfiquistas.
Ainda vamos chorar pelo Carlos Freitas.....Até agora sabíamos quem ganhava com as transferências, e, em princípio, quanto ganhavam...de futuro...sei...não!!!!!
Julgo que não é de estranhar, tratando-se sem dúvida da melhor escola de Portugal, até da Europa para muitos. A academia do Sporting é como um viveiro de pérolas, contudo há que ter em atenção que se tratam de miúdos, que necessitam de muita tolerância e paciência para mostrarem todo o seu valor. Não é por mero acaso que o Sporting lançou os dois únicos jogadores portugueses que concorreram ao titulo de melhores jogadores do mundo, figo em 2001 melhor jogador do mundo e muito provavelmente Cristiano Ronaldo em 2008.
Felicito o Luís Pereira, pela sua dedicação leonina, e pelo seu olhar sempre observador e crítico. Saudações leoninas.
Enviar um comentário