domingo, 29 de junho de 2008
Onde colocar Purovic, Stojkovic e Farnerud?
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Plantel quase fechado...ou talvez não
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Caneira é Leão por 4 épocas!
Vem a custo zero e, em contrapartida, vem auferir em 4 anos aquilo que em Valência ganharia nos próximos 3. É, sem dúvida, um enorme reforço e ontem não cabia em mim de contente.
Estamos a apostar forte e bem, faltando, por esta altura, preencher uma ou outra lacuna. Pedro Mendes é um daqueles jogadores que eu considero brutal, com uma técnica, uma disponibilidade física e uma visão de jogo muito acima da média. Este era um reforço - sem menosprezo do nosso meio-campo, que será bastante forte, se ninguém sair - de grande peso e de uma utilidade muito grande.
No que respeita à lateral esquerda da nossa defesa, até agora, temos Caneira (que será titular nesta posição, arrisco dizer) e...Ronny (o meu "ódio de estimação")! Mas que raio, quem é que manda este artista embora? Vendido, emprestado, dado, façam o que quiserem mas mandem-me esta andorinha embora porque não tem um pingo de qualidade para ser jogador do Sporting e envergar aquela camisola. Quanto a Tiago Pinto (outra opção para ocupar a posição de defesa-esquerdo), ninguém sabe se estará presente na pré-temporada ou não. E que fantástico jogador que o filho de JVP é...quem o conhece sabe que, apesar de miúdo, talento e raça não lhe faltam. Eu admiro o miúdo.
Resta saber como fica a questão do Grimi. Vem , não vem, por 2 milhões, por 4? Decorrem as negociações segundo consta, mas não está fácil: o Sporting oferece 2 milhões pelo argentino e o AC Milan não baixa um tostão dos 4 milhões. Creio que, pelo facto do Sporting poder exercer opção até ao próximo dia 30, até essa data limite surgirão notícias e factos mais concretos e conclusivos. Hoje, os jornais dão como possibilidade a vinda de Zé Castro (Atlético Madrid) caso o negócio Grimi se não concretize.
E eu repito...já que estamos claramente numa fase de investimento (e bom investimento a meu ver), faço um repto aos Dirigentes do Sporting: tragam o Pedro Mendes para Alvalade.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
O Huelva ainda não notificou o Sporting da existência de nenhuma proposta
Quando o Carlos Martins foi para o Huelva, segundo consta, ficou acordado que o Sporting teria direito de preferência num futuro negócio e, além dos valores do negócio entre os clubes, o jogador teria ainda de comunicar a duração e valores do contrato que pretenderia realizar.
Depois de uma comunicação, por escrito, para o Sporting, o Sporting tem cerca de uma semana para responder. Isto significa que durante esse período o Sporting terá de dizer se pretende igualar os valores em causa nas negociações e aí contratar (ou não, espero que não, irra!) o jogador, ou se não quer contratar Carlos Martins e por isso terá de receber 40 por cento do valor da transferência.
Segundo consta, até ao momento o Huelva não comunicou ao Sporting absolutamente nada. Em que ficamos? Os nossos jornais deviam acabar esta história ou pelo menos esforçar-se por contar algo com cabeça, tronco e membros. Mas não, estamos numa época em que já não há vergonha nem respeito pelo público em geral.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Mas que brincadeira é esta do negócio do Carlos Martins???
terça-feira, 17 de junho de 2008
Ataque ao título sem preconceitos?
O 2º lugar, nos dias que correm, é importantissimo no plano económico. Mas até nem o irá ser por muito tempo, até porque para o ano só o 1º classificado tem entrada directa na Champions League e o 2º terá de contentar-se com a pré-eliminatória da prova milionária. E o plano desportivo não conta?
Por estes motivos e mais alguns, creio que há que ser pragmático e dizê-lo que temos de lutar e ter argumentos para ser campeões e não apenas para fazer o melhor possível. Há que dizê-lo sem escrúpulos que estamos há 6 épocas sem ser campeões e isso é impensável para um clube como o Sporting.
Essa maneira de estar não condiz com os valores do Sporting (talvez lá para os lados do clube da passarada o 4º lugar seja honroso - "Não foi mau de todo" (palavras de LFV) - e, a perceber pelo investimento que (finalmente) está a ser feito, a próxima época poderá trazer-nos ainda mais alegrias que não só a conquista da Taça de Portugal e a Supertaça. E eu aplaudo! Quem não aplaude o investimento sério na equipa de futebol profissional?
Hélder Postiga, Rochemback e Izmailov são 3 grandes jogadores e já assinaram pelo Sporting. Se se seguirem Caneira e Grimi, a defesa ficará incomparavelmente mais consistente e dotada de soluções sérias para quem luta em 4 frentes desportivas todos os anos. A ser verdade, serão, salvo melhor opinião, 2 fantásticos reforços.
Faltará, digo eu, mais um médio - estará ainda Hugo Viana no horizonte? - e um guarda-redes.
O lado negro da questão e da planificação do plantel está mesmo em segurar João Moutinho e Miguel Veloso. No caso do segundo, pelo facto de não estar a ser aposta inicial de Scolari na Selecção, as probabilidades de ficar no plantel são teoricamente maiores, apesar do Director Desportivo do AC Milan A. Braida ter já vindo a público mais que uma vez dizer que Veloso seria uma aposta interessante...a médio prazo. O pior é mesmo Moutinho: titular indiscutível na Selecção e no Sporting, jogador raçudo e uma unidade permanetemente disponível durante os 90 minutos de cada jogo, será possível segurá-lo? É nestas alturas (principalmente nesta, i.e., numa fase de investimento destemido e sem complexos) que eu acho que valia a pena aumentar significativamente o ordenado do jogador e fazer dele uma bandeira do clube.
Não saias Moutinho!
sábado, 14 de junho de 2008
Campeões nos Juniores! - E não é que os putos jogam "pa caraças"?
domingo, 8 de junho de 2008
Suspense nos reforços e "miúdos na calha"
terça-feira, 3 de junho de 2008
Será Leandro Grimi a próxima contratação confirmada?
domingo, 1 de junho de 2008
Postiga é Leão para as próximas 3 épocas!
Para mim, é um óptimo reforço. Tem 25 anos, é um "rato de área", tem um bom remate, uma técnica muito razoável e atingiu uma maturidade bastante aceitável nesta altura da sua carreira. E uma coisa é certa: para o ano, teremos um leque de avançados de grande qualidade. Liédson, Derlei e Postiga são óptimos avançados e temos Djaló, que fez um fim de temporada absolutamente brilhante, deixando antever um futuro a curto prazo quiçá entusiasmante.
Mas...pergunto eu, onde fica nisto tudo Tíuí e Vukcevic? Tiuí, com este panorama, não sei se terá assim tantas hipóteses, apesar de ter fechado a época em grande plano com os 2 golos na Taça de Portugal contra o FC Porto e estar a mostrar-se mais adaptado ao futebol português. Estará o brasileiro de saída? "Vuk", por seu lado, voltará a fortalecer o meio-campo com toda a certeza.
O negócio da transferência de Postiga ficou concluído por 2,5 milhões por 50% do seu passe mais o júnior do Sporting Diogo Viana (que eu, sinceramente desconheço).
Os reforços estão a chegar, até agora, com conta, peso e medida. Resta esperar por 2 ou 3 reforços mais para equilibrar o plantel. Que bom seria contar com Grimi, Caneira e Hugo Viana na próxima época. Com tudo isto, falta ainda um guarda-redes (ou 2, se se confirmar que Rui Patrício sai mesmo). É esperar para ver.