domingo, 23 de março de 2008

Futebol deprimente e penalties sem alma

Foi uma final da Taça da Liga sem chama, sem agressividade, sem futebol ligado, sem alma. Será preciso dizer mais?

Uns ditos "teóricos da bola" definiram a exibição do Sporting como sem argumentos para abrir portas à defesa fechada a sete chaves do V. Setúbal e a equipa do Bonfim como "ultra-defensiva". Mas que novidade foi essa? O Carlos Carvalhal só se fosse 100% burro (ele não é assim tanto, deve andar na casa dos 80%) é que punha a equipa a jogar desenfreadamente ao ataque. Ainda para mais, o Sporting jogou com o seu onze-tipo desta época completo e com todos os seus titulares, o que significa seguramente uma equipa (pelo menos teoricamente) mais forte e com mais argumentos que os de Setúbal. Mas nem isso foi suficiente.

O futebol que praticámos foi fraquinho, pobre de ideias e com muito poucos remates, tudo menos agressivo e com vontade de realmente ganhar (aliás, disse eu, no estádio, várias vezes que "até parecia que estávamos a ganhar"). Como se não bastasse, os 90 minutos regulamentares não chegaram e a sina dos penalties não podia correr bem. Polga, Liédson e Izmailov falharam e a taça foi para Setúbal.

Atrevo-me eu a definir o Sporting do Estádio do Algarve como o Sporting (infelizmente para nós) predominante desta época. Por outras palavras, uma equipa inconstante, irregular, capaz de golear e de sofrer golos uns atrás dos outros.

Venha a Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA, que esta Taça da Liga acaba por não deixar boas memórias a ninguém.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Venho aqui não de luto mas em baixa emocional tal foi a pobreza do Sporting e a vergonha que provem de perdermos a Taça da Liga ainda por cima na sua primeira edição que adicionava um certo simbolismo e infelizmente ainda mais amargura ou azia como preferirem à derrota do Sporting.

O jogo em si tal como muito bem referiste Luidgi foi uma miséria pegada, o Setúbal como é normal na liga limitou-se a defender e tentar explorar as saídas rápidas para o ataque aproveitando a visível falta de confiança de toda a equipa “Sportinguista”.
O Sporting mesmo teoricamente utilizando o onze mais forte foi uma equipa estagnada que não consegui criar qualquer situação perigosa o jogo inteiro, cometeu algumas falhas defensivas mas principalmente a ideia que fico é que a equipa encarou o jogo de uma maneira passiva mesmo jogando no meio campo setubalense teve um amnésia futebolística.

Agora é ganhar os jogos da liga para subirmos ao segundo lugar, chegar as finais da Taça e tentar ir o mais longe na UEFA, claro que é muito fácil dizer mas o fazer vai ser complicado, a ideia que fiquei no final do jogo de sábado é um Paulo Bento um pouco resignado ou desmotivado com este período menos positivo, espero sinceramente que ele não se demita ou pior ainda que seja despedido!

Já me estava esquecer dos penaltis, sinceramente não sei bem o que diga quando profissionais que têm remunerações como todos sabemos falham mais de metade dos penaltis num época…

Anónimo disse...

Palavras para quê Joni? Vamos esperar que daí venham melhores dias para o Leão que bem merecemos!!! E já agora, que a próxima época (ainda que seja de algum modo cedo para falar nisso) seja muito melhor planeada, com 5 ou 6 jogadores mais de qualidade. Além disso,pode ser que o Tomaz Morais devolva à equipa a motivação que precisa! Como é possível estes senhores ganharem milhares e milhares de euros e jogarem sem motivação? Eu, se estivesse dentro de campo, jogava de borla e dava o que tinha e o que não tinha.
Saudações Leoninas!