quarta-feira, 12 de março de 2008

O nosso (triste) jornalismo

O Sporting, como se sabe, joga amanhã contra o Bolton em Alvalade. Hoje é dia do Benfica entrar também em prova, contra o Getafe, em Madrid.
Clubismos à parte - até porque eu próprio realço directa e claramente que não gosto nem um bocadinho do Benfica, não fossem eles nossos eternos rivais - resolvi hoje chamar a atenção para uma conhecida triste realidade que perdura ao longo dos anos. É um facto assente que o Benfica é o clube que mais adeptos tem (os ditos "6 milhões", que é uma afirmação que vale o que vale, mas enfim), mas isso não implica concerteza que domine por completo os media, nomeadamente, a televisão e sejamos inundados com as suas notícias. Ontem estava a ver a TVI e este canal de televisão dedicou exclusivamente ao Benfica cerca de 20 minutos num telejornal ao jogo com o Getafe. Decidi mudar para a SIC, porque aquele exagero de tempo de antena já estava a ser um absurdo; mal fiz eu, o assunto era o mesmo, mas desta vez permaneci cerca de 2 minutos e fartei-me; finalmente mudei para a SIC notícias e, azar dos azares, lá se falava outra vez do jogo com o Getafe, como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse, com a certeza absoluta que o Benfica iria fazer uma noite épica e ganhar por 3 ou 4 zero, porque tem tudo para ganhar: o jogo é contra uma equipa modesta, vai jogar desfalcada sem 9 jogadores habituais e o Makukula é um reforço fantástico, tipo George Weah. Tenham paciência!!!
Reza a história que já desde Salazar que assim é e que não há nada a fazer. O Benfica tem prevalência sobre tudo nos media, sejam eles jornais, televisão ou rádio. Caros adeptos do futebol (sportinguistas, benfiquistas, portistas ou quaisquer outros), concordam V. Exas. que esta é uma política que favorece o país e o nosso futebol? Pensem duas vezes. Ou melhor, basta uma e retiram com facilidade as vossas conclusões.
Não obstante a minha crítica acima, entendam-me que o faço com o fair-play respectivo, mas fazendo valer o direito a expressar a minha opinião.

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luidgi,

Tendo em conta a existência de programas dedicados exclusivamente ao futebol, tais como:
TVI
Sábado – Bwin liga - duração 1hora
Domingo – Bwin liga – duração 1hora e meia
SIC
Domingos – No meio do telejornal – Rui Santos
SIC Noticias
Segunda – Dia seguinte – duração 1hora e meia
RTPN
Terça – O trio de ataque – duração 1hora e meia

Concordo contigo Luidgi, é um exagero o tempo perdido nos telejornais a falar de futebol existindo programas dedicados a esse tema como já referi anteriormente. Será que o nosso Portugal não tem coisas interessantes que devem ser faladas? Será que os nossos atletas de outras modalidades não têm tido mérito nas medalhas trazidas para Portugal?

È o que faz a cor do dinheiro…

Anónimo disse...

Uma salva de palmas para ti Caro Vítor. Modalidades - Zero; Futebol - tudo. O pior disto é que do futebol...digamos que 60% a 70% é dedicado ao Benfica (nada de pessoal, eheh). Quanto ao Andebol, futsal, basquetebol, hóquei em patins, infelizmente, é o que se sabe.

Anónimo disse...

Deixa lá Luidgi a TVI na quinta feira vai dedicar 90 minutos ao teu Sporting

Anónimo disse...

É verdade, 90 minutos de imagem dedicados ao meu Sporting! Porque de som (comentários), de exibições "épicas" já não se vão falar de certeza.

Anónimo disse...

Mas querias que se falasse da geração dos Violinos? Isso já ninguém se recorda

Anónimo disse...

Pois realmente estás correcto...do Benfica nem sequer sei ou me lembro de alguma época com alguma glória...nem violinos para as bandas da Luz há, só mesmo pardalinhos a piar...Eheh

Anónimo disse...

Não vale a pena comparar o historial dos clubes porque todos sabemos que o Benfica nesse aspecto é imbativel e por isso é designado como o Maior Clube de Portugal.

Anónimo disse...

Esse comentário é tipicamente benfiquista: refugiam-se na história, porque o presente é melhor nem tocar no assunto.

Anónimo disse...

Do presente? Mas podemos falar no presente! E presentemente é o que se vê.

Anónimo disse...

Do presente? Mas podemos falar no presente! E presentemente é o que se vê.

Anónimo disse...

Do presente? Mas podemos falar no presente! E presentemente é o que se vê.

Anónimo disse...

Bem, escusavas de escreveres 3 vezes o mesmo post, mas pronto se assim queres (falar no presente), podemos começar pelo SLB - 2 U.Leiria - 2. Às tantas quem se sai mal sou eu, visto que até foi um bom resultado para o Benfica, que ganhou mais um ponto em casa.

Anónimo disse...

Luís,
Andavas aflitinho para falar do Benfica!
Pati

Anónimo disse...

Bom, se entenderes que "estar aflitinho" é dizer umas belas verdades que persistem ao longo de anos e anos...sim, tenho todo o gosto em falar nelas. Porque se os meios de comunicação social não falam nestas verdades, quem o fará?
Saudações Leoninas e Desportivas.

Anónimo disse...

Luidgi essa persistência vai sempre existir!!

Anónimo disse...

Boas=)

Bem houve por aí um despique em poucos minutos com direito a hat-trick pelo Sebastian=)

Em relação ao tempo despendido pelos media em geral com o futebol é conhecido o exagero, ainda na semana passada no Diário de Noticias vinha um pequeno artigo sobre isso, se não me engano os telejornais em média usam 16% do tempo sobre noticias de futebol, mas não se pode estranhar as escolhas dentro de um “mundo” cada vez mais competitivo e que nem prima pela qualidade informativa mas unicamente pelas audiências, e claro que o futebol em Portugal e provavelmente nos outros países europeus é o que funciona melhor. Vai sempre haver vozes e acho bem que existam contra o exagero futebolístico desde país, a começar pela obsessão de gastar milhões em eventos futebolísticos e infra-estruturas relacionadas em vez de um desenvolvimento humano e económico em beneficio de toda a sociedade. Porém verdade seja dita, quem é que realmente se interessa em ver as noticias do basquetebol, futsal, andebol entre outras modalidades que até podem ter um razoável numero de praticantes mas o interesse populacional é mínimo? Até mesmo o desporto da moda nos últimos anos, agora um pouco ultrapassado pelo rugby, estou a falar do futsal cujo número de praticantes federados aumentou exponencialmente nos últimos tempos mas que em termos de audiência mesmo estando em canal aberto é muito reduzida.

Bem queria escrever mais mas vai começar o Getafe – Benfica e é altura de ir ver!
Vamos lá De La Red ;)

Anónimo disse...

Grande Joni! Sempre em grande estilo e ao melhor nível!!!Forte abraço miúdo ;)