quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
O Natal, o ataque ao título, os reforços de Inverno e Munique
sábado, 13 de dezembro de 2008
Tão pouco por onde escolher no próximo dia 19
Na passada 3ª Feira demos uma boa resposta aos críticos ao vencer o Basileia num jogo que já nada decidia em termos pontuais. Estávamos qualificados para os oitavos-de-final e o jogo na Suíça contou para aumentar o nosso prestígio na Europa, mais € 600.000,00 nos cofres e mais pontos para o ranking de Portugal nas contas do acesso à Champions nos próximos anos.
Na próxima 6ª Feira, dia 19 de Dezembro, realiza-se o sorteio dos oitavos-de-final. E a verdade é que há tão pouco por onde escolher, tão fortes são os adversários que nos esperam. Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool, Roma, Juventus e Panathinaikos: um deles será o nosso adversário. Perguntamo-nos nós qual o preferido, ou melhor, qual o mais acessível? São todos fortissimos, nomes sonantes na Europa, com planteis recheados de estrelas (excepção feita, talvez, ao "Pana"). Eu, se pudesse...escolhia um: o Liverpool.
É mais fraco que os outros? Não, obviamente que não! Talvez se possa teoricamente dizer que o Panathinaikos seja o mais fraco pelo facto de não ter tantos nomes de grande impacto, mas creio que, não obstante esta "escolha" pouco valer, o Liverpool era um bom adversário por alguns motivos: 1. Equipas inglesas jogam normalmente um futebol aberto, espectacular e sem medo do adversário, o que pode levar a que o Sporting possa encontrar espaços para, nem que seja num contra-ataque, encontrar o caminho do golo; 2. O Liverpool é uma equipa um pouco mais irregular que, p.ex., um Manchester United; acredito que, com dias menos inspirados, o Sporting possa fazer tremer o Liverpool. 3. Rafa Benitez é um treinador que se irrita e treme com alguma facilidade se o fizerem tremer: julgo que o Liverpool é uma equipa que, a perder no marcador, psicologicamente, sente esse factor e poderiamos eventualmente tirar partido disso.
Juve e Roma são equipas italianas e, como se sabe, equipas italianas são cínicas e não brincam em serviço. Podem ser dominadas 89 minutos e, num minuto, num ápice, num contra-ataque servido a frio, fazem um golo que desacredita qualquer aspiração do adversário.
O Bayern é colectivamente um colosso. Ribéry, Luca Toni, Miroslav Klose, entre outros. Palavras para quê?
O Manchester é...só o actual campeão europeu e, sem margem para dúvidas, um dos fortissimos candidatos à conquista do troféu. Cristiano Ronaldo, Anderson, Berbatov, Rooney, Tevez, Nani, Rio Ferdinand, Van der Sar, eu sei lá...Estes meninos é que eu não desejava que nos calhasse.
A ver vamos o que nos espera 6ª Feira. Uma coisa é certa: já sonho com uma viagem a Inglaterra a Anfield Road ou Old Trafford, à Grécia, ao Olimpico de Roma ou a Turim ou ao Bayern Arena. Se pudesse escolher, pelos motivos acima e pelo fantástico ambiente...sai uma viagenzita para Anfield se faz favor. Ah, já agora, com um empate com golos ou com uma vitória.
sábado, 6 de dezembro de 2008
VUK VUK...VUKCEVIC!!!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Vitória por 3-0, perdão, por 2-0
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Fomos uns anjinhos
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Vitória com 9 jogadores contra 12 adversários (mais uma vez)
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Quem quer ser campeão não pode perder com os pequenos
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Um NOJO chamado Bruno Paixão
Valeu tudo: dois penalties por marcar a favor do Sporting, cotoveladas do Bruno Alves porrada a todo o campo com entradas sucessivas para amarelo sem a consequente admoestação, enfim, uma vergonha.
Fomos claramente melhores durante os 120 minutos e, arrisco dizer, fizemos a melhor exibição da época. E mais uma vez dou razão a PB, porque mais vale jogarmos mal e ganhar do que bem e perder.
Não contente com o que já disse, o burro do Jesualdo ainda se vem queixar da arbitragem, numa procura clara e inequívoca de atirar poeira para os olhos de quem viu o que ontem se passou. Provavelmente referia-se ao lance do Hulk que se atirou para o relvado, simulando o penalty (saltou do banco, indignadissimo), à cotovelada do Bruno Alves sobre o Abel, à chapada do Bruno Alves sobre o Liédson, dos 2 penalties que ficaram por marcar, da razia de amarelos que ficaram por mostrar aos jogadores do FCP ou até do canto que o Bruno Paixão não deixou marcar no último minuto da 1ª parte do prolongamento, não fosse o Sporting marcar nesse lance.
Só tenho pena do Bruno Paixão, porque deve ter pena dele mesmo de ser como é, ou seja, um triste corrupto, que não tem onde cair morto.
Ontem, saí (mais uma vez) revoltado com o que vi. Somos demasiado anjinhos ao agir com a comunicação social, temos de ser mais frontais e pressionar a arbitragem antes e depois dos jogos. Porque, infelizmente, é o que funciona neste país e na nossa Liga, caso contrário, o que se passou em casa contra o Trofense, no jogo com o Rio Ave e no jogo de ontem terá seguramente tendência a repetir-se.
Só tenho pena de não ter forças e decidir não ir mais ao futebol porque gosto demasiado do Sporting, do desporto em si e da confraternização que cada partida proporciona com o encontro de familiares e amigos.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Histórico!
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Vitória fundamental numa arbitragem sem ponta de vergonha
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
O lobby dos meios de comunicação social
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Avé Liédson!!!
Os oitavos-de-final estão ali à porta, mas para lá chegar, será fundamental vencer o Shakthar dia 4 de Novembro, em Alvalade. Se tal acontecer, ficam a sobrar 2 jogos (Barcelona em casa e Basileia fora) e necessitaremos apenas de um empate, na pior das hipóteses, para nos apurarmos.
É indubitável: 6 meses depois, Liédson está de volta e a equipa viu-se reforçada com uma mais-valia que não tem preço. Liédson faz história, dá vitórias...e milhões.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Jogo decisivo com o Shakthar. Vem aí o FC Porto para a Taça de Portugal, em Alvalade
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Liédson joga...e é vitória na certa
Basta ver o golo de Leiria e perceber que aquele golo, da forma que é marcado, só poderia ter o vinco de Liédson: crer, garra e qualidade muito, muito acima da média. O homem, corre, ganha bolas a meio-campo, defende, ataca, faz tudo. É impressionante. Que grande jogador que é Liédson, este sim representa bem o que o Sporting é.
Num campo sempre difícil, apesar do Leiria andar este ano pela Liga Vitalis, fomos sempre melhores e o Leiria quase nem incomodou. Aliás, fez um remate fraco, na primeira parte, se bem me lembro. PB pôde fazer alinhar o onze titular quase na sua totalidade e bem, porque com uma paragem da Liga de duas semanas, ninguém pode estar cansado e o que faz mesmo falta é a rotina dos jogadores para jogos complicados que aí vêm, sempre fora de Alvalade (Shakthar, P. Ferreira e Rio Ave).
O que já começa a "cheirar mal" é o menino mimado chamado Vukcevic. É fácil perceber que, tecnicamente, está ali um talento mas se há coisa que este menino não tem é mesmo cabeça. Primeiro diz publicamente que quer sair, depois que só pode pensar no Sporting (porque vê que não o deixam sair por birrinhas dele) e agora, porque estava com gripe, não podia vir treinar! Haja paciência!!! Quantas vezes já vim eu trabalhar com gripe e cheio de febre! Se tivesse vontade de acompanhar a equipa até Leiria - mesmo que seja verdade esta história da febre - tinha vindo e tinha-se apresentado em Lisboa logo a seguir ao jogo que fez pela selecção de Montenegro! Está aqui uma história para durar e, salvo melhor opinião, se for bem vendido, que se vá embora já em Janeiro porque neste momento se há coisa que ele faz neste momento é apenas e só destabilizar um grupo unido e forte colectivamente.
Com o retorno financeiro de uma boa venda do Vukcevic, o Sporting com certeza podia ir buscar um bom reforço para o meio-campo, de preferência um elemento desequilibrador no "um-para-um", que é coisa que o Sporting precisa actualmente. Birras e birrinhas não é para jogadores que vestem a camisola do Sporting.
Vem aí o Shakthar na Quarta-Feira, que é, para mim, "só" o jogo mais importante do grupo e que irá decidir quase definitivamente a possibilidade de passaramos ou nao aos Quartos-de-Final da prova.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
O regresso do Levezinho na Festa da Taça
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Conseguimos perder contra o pior FC Porto dos últimos 10 anos
Lá entrámos outra vez com pezinhos de lã e com um medinho do adversário que ninguém consegue explicar. Depois, o Grimi (que tão boa época fez no ano passado), está num péssimo momento de forma e ontem tem uma infantilidade que dá origem ao 1º golo do FC Porto que é típica de um júnior ou de um desses brasileiros que acabaram de chegar à Liga Portuguesa. Como se não bastasse, o Sr. Polga comete a chamada falta "estúpida" (com o Lisandro de costas para a baliza, sem perigo algum naquele momento) e dá origem a um livre que deu golo, com o Rui Patrício a ficar muito, muito mal na fotografia (a bola foi a meio da baliza!!!).
Como se não bastasse, esse lampião nojento corrupto (quanto ao ser lampião, eu sei disso porque conheço o primo dele pessoalmente e mo afiança que assim é) fez mais uma exibição ao seu nível, isto é, vergonhosa técnica e disciplinarmente, com uma parcialidade gritante a cada lance, sendo que se "esqueceu" de expulsar o Tomás Costa num lance que só ele não sabia que dava no mínimo o 2º amarelo e consequente expulsão. Resultado: 10 segundos depois, o Jesualdo substitui e bem (estava-se mesmo a ver), de imediato, o Tomás Costa e o FC Porto continua a jogar aquele jogo mesquinho, manhoso, como se de um Gil Vicente em Alvalade se tratasse, a fazer tempo a cada lance, ronha contínua e a defender a 200%, com um Bruno Alves num grande momento de forma a comandar uma defesa e uma equipa subjugada ao seu meio-campo.
Uma última nota para os críticos do Paulo Bento, do Rui Patrício e do Grimi.
Meus amigos: o Paulo Bento, mesmo com os planteis limitadissimos que teve e a gastar tostões já vos deu mais títulos que algum de vocês pudesse imaginar, entre Taças de Portugal e Supertaças. Não ganhou o título, já esteve lá muito muito perto e se Deus quiser há-de conquistá-lo este ano. Mas quando um dia ele de lá sair...aí, nesse momento é que eu vos quero ouvir! Quanto ao Rui Patrício, independentemente de ter ficado muito mal na fotografia porque ficou, esta época já fez intervenções extraordinárias e já safou o Sporting em momentos importantissimos, ou já se esqueceram, p.ex., do jogo da Supertaça contra o FC Porto ou o jogo contra o Basileia na passada Quarta-Feira? Finalmente, o Grimi: devem ter-se todos esquecidos da época bem acima da média que o miúdo fez o ano passado. Maus momentos de forma todos têm e, infelizmente, o Grimi, está a passar um mau momento de forma. Contudo, que é um óptimo jogador é com certeza! Alguém tem dúvidas disso?
Estamos a 2 pontos do líder, o que não é quase nada. O pior é tirar os tripeiros de lá, uma vez alcançada a liderança. Isso é que me preocupa!
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Venham os tripeiros!!!
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Desapontante e cinzenta exibição na Luz
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Egoísmo e imaturidade
Depois do jogo contra o Belenenses, foi o que foi e já toda a gente sabe o que sucedeu. Como se não bastasse, ontem, em entrevista a um canal de televisão de Montenegro, afirmou que "Se Bento gosta de mim, devia pôr-me à direita ou a avançado", "Fui o único a correr para os braços dele para festejar um golo", "Nenhum treinador destruirá o meu sonho", "Não percebo porque é que ninguém me compreende, quando digo que quero sair. No último ano, quando joguei bem, ajudei o clube e não só a mim. Tive algumas ofertas no Verão, a oportunidade de ganhar 3 vezes mais, um treinador a dizer que me queria, mas o Sporting não me deixou sair" e, por fim, quando questionado sobre qual será o seu futuro em Alvalade, Vukcevic responde com uma questão e diz “Não sei o que o Sporting quer de mim! Mais 4 anos a jogar 15 minutos? Não quero isso."
Das duas uma: ou este gajo é mesmo burro ou o empresário é um "pesetero" do pior.
Mãozinha de empresário, imaturidade em todo o seu esplendor e nem um pingo de respeito pelos sócios que o aplaudiram desde o primeiro minuto em que esteve em campo. Apesar de bom jogador, Vuk ainda não é propriamente um Figo ou um Cristiano Ronaldo e nem ele nem ninguém tem legitimidade para exigir a titularidade sem mais! NINGUÉM! Nem Liédson, nem Moutinho, nem Veloso, nem Caneira, nem Rochemback, nem outro qualquer.
Para confundir mais as coisas, a Sporting SAD publicou ontem um comunicado que enviou à CMVM, no qual afirma que rejeitou uma proposta de 4 milhões de euros por uma empresa que investe em jogadores de futebol. Significado desta reacção, em uma de três hipóteses: 1. valores manifestamente baixos; 2. intenção clara de manter o jogador e ultrapassar esta situação; 3. timing errado da proposta, dado que a reabertura do mercado só acontece em Janeiro próximo.
Ou este artista muda de atitude e depressa ou então bem pode fazer as malinhas que gajos mimados e mal agradecidos não são bem-vindos. Outro Carlos Martins? Não, obrigado, porque se assim for bem podes ir andando.
domingo, 21 de setembro de 2008
Liderança da Liga, consistência do colectivo e...um problema chamado Vukcevic
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Medo a mais do (super-poderoso) Barça
Não é novidade nenhuma que individual e colectivamente o Barça é um colosso europeu e o Sporting é uma grande equipa europeia mas que está muito longe a todos os níveis, sejam eles desportivos ou financeiros. E como o dinheiro faz a diferença nos dias que correm no futebol moderno...
Foi quase sempre (e naturalmente) superior o Barça ontem, mas simultaneamente tivemos sempre muito medo ou demasiado respeito pelo Barcelona. E se um jogo na teoria se pode prever com 80% de probabilidades de vitória do Barça, não é por causa disso que nos devemos encolher e esperar que o Barça marque. Depois, na minha opinião, o PB tem por vezes de abdicar do conservadorismo que o caracteriza e, p.ex., depois de se ver completamente subjugado ao domínio dos catalães nos primeiros 20 minutos de jogo, porque não pensa em reforçar o meio campo, tirar o Derlei e deixar o Djaló (mais móvel) e colocar em campo Miguel Veloso ou Adrien? Pior que isso, ontem, depois de fazermos o 2-1 e com o Miguel Veloso a equilibrar nitidamente o meio-campo, a entrada do Pereirinha e a adaptação consequente do Miguel Veloso a lateral esquerdo não correu bem.
Não aponto o dedo ao PB pela entrada do Pereirinha - percebe-se a intenção de alargar o jogo e explorar se possível a velocidade do miúdo - falo sim do não abdicar do esquema do 4-4-2 em losango para um 4-5-1 que equilibre as operações quando é preciso, como foi o caso de ontem.
A acrescer a tudo isto, aquele penalty do Abel é muitissimo discutível, já para não afirmar peremptoriamente que não é penalty. Se fosse ao contrário, alguém tem dúvidas que não era assinalado? Vão-me desculpar, e isto não é de nos autodenominarmos "coitadinhos da arbitragem", mas que são dispensáveis estes juízos dos senhores árbitros, são. Isto do jogo estar com um resultado de 1-0 aos 60 minutos em Nou Camp é muito diferente de estar 2-0.
Uma última nota para quem viu ontem o (palhaço) Rui Santos na SIC Notícias: alguém tem dúvidas do anti-sportinguismo deste senhor? Uma vergonha este jornalismo deste palhaço que ostenta um pretensiosismo e uma gabarolice por demais evidente, para além do anti-sportinguismo permanente e provocador. Qualquer dia arrisca-se a levar no pêlo outra vez, como lhe aconteceu há uns meses atrás quando saía dos estúdios da SIC.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Em busca de uma exibição a roçar a perfeição e de um indispensável lampejo de sorte
Há que ser realista e perceber que o resultado mais natural será a vitória do Barcelona. É das tais coisas, é natural que o Sporting vença o Braga tal como o Barcelona vença o Sporting. A diferença de valores e de milhões é inegável e, quer ao nível individual quer colectivo, o Barcelona tem jogadores como Messi, Henry, Xavi e outros e nós temos indubitavelmente bons jogadores mas num outro patamar.
No entanto, é óbvio que o Sporting, como qualquer outra equipa, não vai entrar para perder. Pessoalmente, considero que arrancarmos um empate em Nou Camp era um fantástico resultado a todos os níveis, mas para o alcançarmos vamos ter de fazer uma exibição a roçar a perfeição, quanto mais não seja do ponto de vista defensivo.
A acrescer a este aspecto, o factor sorte vai ter de estar do nosso lado. É incontornável saber que vamos ter de saber sofrer em determinadas situações do jogo, sejam elas no minuto 1, no minuto 45 ou no minuto 90.
O Barcelona não atravessa uma fase fácil (nos últimos 2 jogos perdeu 2-0 com amadores e empatou no Sábado 1-1 contra o Racing Santander) e, para quem viu o jogo como eu vi contra o Racing...como diz o outro, "meu amigo"...que massacre. Para terem uma ideia, o Barça acabou com 73% de posse de bola, 26 remates contra 1, jogou com jogadores do Barça B como Pedrito ou Sérgio Busquets e deixou Messi, Iniesta e Bojan no banco, entre outros.
Os jogadores do Sporting vão ter de ser 200% profissionais, caso contrário, a coisa pode piorar bastante.
O ponto negativo, ainda sem o jogo ter começado, na minha opinião, é mesmo o Vuk ter ficado de fora. Alguma coisa se passa, só pode. Detesto esses abutres dos jornais, que criam problemas onde eles não existem, mas de qualquer modo, e se o jogador está fisicamente em condições, irrita-me o PB ser teimoso neste tipo de problemas, por melhor treinador que ele seja. Vuk é um brutal jogador, com um potencial fantástico e não está a ser utilizado.
Ao fim ao cabo, estou com uma pontinha de fé e pode ser que consigamos sacar um bom resultado. se chegarmos ao minuto 70 / 75 com um 0-0...ui, que a coisa pode pingar para o nosso lado. E que lindo que era.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Liédson quase apto e a antevisão de um grande mas saudável problema para Paulo Bento
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Vitória do querer e da atitude em Braga
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Madrid: do desastre da 1ª parte ao reencontro com a postura na 2ª
Troféu Santiago Bernabéu, estádio quase repleto de adeptos "madridistas" e uma equipa recheada de galácticos foi aquilo que o Sporting ontem encontrou em Madrid.
Que toda a gente sabia que a diferença de valores, de números e de milhões entre o Real Madrid e o Sporting, é a mais pura das verdades, é um facto. Agora chegar ao intervalo e estar a levar 5 (!) do Real é que nenhum adepto que se preze esperava. Mas depois de ver que o Real Madrid estava a jogar com quase toda a equipa titular e o 11 inicial do Sporting tinha 7 jogadores que não são habitualmente titulares...disse logo "ui, que não vem aí coisa boa".
Na 1ª parte, para além de caber na perfeição a expressão "cada tiro cada melro", isto porque cada vez que o Real descia à baliza do Sporting era golo, o Sporting teve várias oportunidades claras de golo, com Ronny, Tiuí e Pereirinha a testar Dudek, nunca com resultados práticos, à excepção do Marat Izmailov (mas que forma brutal em que está o homem!). 5 tiros na defesa do Sporting (Ronny é o que se sabe e Pedro Silva a mostrar muito pouca qualidade - e eu começo a perceber que este jogador é daqueles que vai jogar muito pouco esta época), com um penalty forçadissimo pelo meio a ajudar à festa quase fazia prever que os 5-1 podiam chegar aos 10 ou coisa que o valha na 2ª parte.
Puro erro porque o PB não abdicou de colocar em campo mais alguns habituais titulares em campo como Moutinho, Abel, Yannick, etc muito em prol, digo eu, da dignidade da equipa. É óbvio que o Real é o Real, mas daí a estarmos a levar 5-1 ao intervalo, é inconcebível. Acresce que estes jogos, mesmo a feijões, em caso de derrota pesada, deitam abaixo uma equipa por mais em alta que esteja. E assim foi: 0-2 na segunda parte com golos de Yannick e Djaló e a verdade do que a equipa é capaz de fazer veio ao de cima.
Uma palavra de apreço para Izmailov e para Pereirinha: o 1º está numa forma impressionante (teve férias este ano, o que conta muito a meu ver) e perspectiva uma temporada ao mais alto nível e o 2º, no meio da mediocridade do futebol apresentado nos primeiros 45 minutos, mostrou que pode dar muito à equipa em muitas ocasiões. Quando ele mete o turbo...os adversários que se cuidem.
Venha o jogo de Braga, venha daí mais uma vitória, que felizmente é o resultado a que mais nos habituámos nestes últimos anos!
domingo, 24 de agosto de 2008
Um Sporting demolidor até...começar a Roubalheira 08/09, perdão a Liga 08/09
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
À espera do Trofense: let the show begin!!!
Miguel Veloso (castigado com a acumulação de 5 amarelos da época passada), Liédson e Vuk (lesionados) são baixas confirmadas, mas a expectativa em torno da equipa, depois da vitória na Supertaça sobre os tripeiros, é muita e pede-se aos jogadores que dêem o máximo. Não só contra o Trofense, mas durante toda uma longa época que aí vem.
O 11 será, em princípio, o que iniciou o jogo no Estádio do Algarve, com Rui Patrício, Abel, Caneira, Tonel e Polga, Moutinho, Rochembach Izmailov e Romagnoli, Derlei e Djaló.
O 11 é bom, o banco também dá seguranças à equipa. Há muitos, muitos jogos para disputar e o 11 vai ser, com toda a certeza, diferente em vários jogos e, como PB já referiu, todos vão ter oportunidade de jogar, desde que demonstrem sempre o empenho e profissionalismo que se exige. No entanto, a julgar pelas aparências, o 11 vai ser o que defrontou o FCP.
No Trofense, destaco o ex-júnior do Sporting Tiago Pinto (emprestado) e David Caiado (outro ex-júnior, mas mais velho que o Tiago, sendo que este - creio eu - que foi cedido em definitivo ao Trofense), mas nenhum deles deverá jogar (digo eu) e Delfim (outro ex-leão que recordamos com saudade). Do passado recente do Trofense, em termos de resultados de pré-temporada, sei apenas dizer-vos jogou há relativamente pouco tempo contra o Nacional para a Carlsberg Cup, na Choupana e perdeu por 0-2.
Espera-se uma boa casa a julgar pelo bom momento do Sporting e pelo facto de ser a 1ª jornada da Liga. Factor que contraria esta tendência é mesmo o período balnear que ainda atravessam os Portugueses e Sportinguistas neste momento.
Para mim, o jogo está longe de ser fácil, o Trofense vem motivado pela chegada à 1ª Liga e o Sporting precisa de dar o máximo, tal como se tratasse de outro jogo qualquer contra um adversário teoricamente mais apetrechado e difícil de defrontar.
Estou com fé no Ninja. O Derlei vai facturar e não vai ser só um. Lá estarei para te apoiar Grande Sporting!!!
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Sporting! Sporting! Sporting! O Yannick dizimou o Jesualdo
O puto Yannick está mesmo "on fire" e a vítima foi o dragão. A semana correu ao sabor do pseudo-favoritismo do FCP (futebol extraordinário, jogo fantástico contra a Lazio, blá blá blá) e os tripeiros acabaram por levar na boca...outra vez. Em 5 confrontos, 4 vitórias para o Sporting e afinal, os teóricos e os críticos Rui Santos e Cª dizem que afinal o Sporting tem uma "boa" equipa. Já mete impressão o cabelinhos panténe (o tal Rui Santos) e chego à conclusão que mais anti-sportinguista que ele só mesmo o "manhoso" João Querido Manha.
Assim sim, Sporting e, sem pseudo-vedetas vindos da Argentina, Espanha, Roménia limpámos o tal "monstro" FCP. E aí vão 4 belos. É questão de ir tentando Jesualdo, talvez para o ano, quem sabe!
A equipa está bem e recomenda-se e o plantel é muito mais equilibrado este ano. Já não era sem tempo! Mas há que manter a equipa serena e sem euforias. Bom é que se continue todos mas todos os dias a falar das estrelas da Liga (quais são que ainda não as vi por aí?) e que se não fale do Sporting. Estabilidade e..."dranguilidade".
Jesualdos e outros qtais falam sempre em "sorte", mas o que é certo é que já são 4 em 5 vezes sorte. Incrível!
Destaques do jogo disputado no Estádio do Algarve: Izmailov, para mim perfeito tacticamente, Djaló mortífero e com uma pedalada impressionante e Rui Patrício, um verdadeiro Leão a defender (era ele mesmo na baliza?). Uma palavra para o Lucho, do FCP - é um excelente jogador, mas não chegou para o meio-campo do Sporting que esteve a roçar o "brilhante".
Já agora, obrigado Sapunaru, és o maior e um brilhante seguidor do Secretário!
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Supertaça: contagem decrescente
PB, para mim já tem um onze praticamente definido, salvo uma ou outra nuance: Patrício, Abel, Polga Caneira e Grimi; Rochembach, Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Derlei e Djaló.
Esta á a minha aposta para o jogo de Sábado. No entanto, é claro que existe uma ou outra dúvida. Talvez a maior de todas seja mesmo optar entre Tonel e Caneira para o centro da defesa ou Abel e Caneira na lateral direita, mantendo Tonel no centro.
Depois, Djaló ou Postiga é a dúvida, embora eu me incline mais para Djaló. O puto está possante, fresco e rápido, à imagem do último terço da época passada.
Hoje, os jornais levantam a questão chamada Miguel Veloso. É um fortissimo concorrente para o meio-campo e, a entrar, seria para o lugar de Romagnoli, ocupando Veloso a posição de trinco e Moutinho o lugar de "10". Fará PB esta surpresa? Esta é um problema enorme para a cabeça de PB - e ainda bem que assim é - e a ver vamos o que PB decide. Ainda assim, aposto que o trunfo será...Romagnoli. É ele o dono do vértice superior do losango.
(Re)Conquistem a Supertaça é o que vos pedimos!
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
E agora João? Um esclarecimento aos sócios impõe-se
Portou-se mal, disse aquilo que não devia dizer e revelou-se um alvo demasiado frágil para o seu empresário Pini Zahavi. É óbvio que isto tem mãozinha interesseira, aliás, cheira a muito dinheiro para várias partes interessadas (mesmo sem contar com o próprio Sporting) e o resultado está à vista.
Depois do jogo com o PSV, Moutinho soube com o que pode vir a contar, pelo menos, nestes tempos mais imediatos, a curto prazo.
Em minha opinião, Moutinho só tem de fazer uma coisa se realmente se mantiver no Sporting: convocar uma conferência de imprensa e retratar-se. Sim, retratar-se! Dizer aos sócios e adeptos sportinguistas que o que disse não caiu da melhor maneira embora não tivesse tido intenção que assim sucedesse e que está de alma e coração no Sporting. Caso contrário...arrisca-se a sofrer jogo sim jogo sim, ou pelo menos, nos jogos em Alvalade.
Eu nunca fui de assobiar. Quem me conhece sabe que desde sempre fui assim. Mas sinceramente, por mais que me custe dizê-lo, percebo aqueles que assobiaram o João no último Sábado. Um miúdo que é a estrela e exemplo de cada sportinguista, de cada adepto, pela sua postura exemplar em campo e fora dele, tem esta atitude totalmente repudiável e, infelizmente não só para nós como para os adeptos em geral, chegamos à pura e triste conclusão que o verdadeiro amor à camisola...já não existe mesmo, é mentira. Faço duas ou três ressalvas no futebol em geral destes últimos 15 anos: Rui Costa, Sá Pinto e Zezito (futsal do Sporting).
Já nem falo no aspecto desportivo. Everton? Mais não é que um clube mediano, que luta para o 5º lugar.
Retrata-te João, depressa. Para teu bem "capitão". Afinal de contas, cabe-te a ti demonstrar que ainda podemos contar contigo.
domingo, 27 de julho de 2008
E o Quique ficou a saber quem são "os mais fracos"
Parabéns à SAD e ao Paulo Bento - Atitude e postura brilhante perante as declarações de João Moutinho
Vitória sobre o Blackburn e o futuro indefinido de João Moutinho
Vi o jogo num restaurante em Santa Cruz, com o barulho habitual que caracteriza um estabelecimento deste tipo e não ouvi o relato do jogo em si dos comentadores, mas nem me apercebi que Moutinho tivesse dito o que quer que fosse em torno da sua saída.
Ainda nem sequer vi Moutinho a falar na TV e ele, por sua iniciativa, ter chamado os jornalistas para exteriorizar a sua vontade de sair do Sporting. Mas, a ser verdade o que li, estranhei e muito a reacção do Moutinho. Se há miúdo que é humilde é ele, se há pessoa que não dá nas vistas é ele...não percebo. Só pode mesmo haver aqui mãozinha de empresário.
Nos dias que correm, o dinheiro fala sempre muito alto e diz-se que o Everton já apresentou uma proposta de 22,5 milhões de euros, proposta essa com um salário chorudo de certeza para o João. Mas esta atitude...hum, cheira-me a esturro e que alguma coisa não bate certo.
E se o Moutinho sair, quem virá para o seu lugar? Espero que os dirigentes o Sporting estejam a trabalhar nisso (e lá que houve sempre uma discrição inigualável em relação a outros anos que passaram, lá isso houve e honra seja feita aos actuais responsáveis). A seu tempo falarei e opinarei sobre alternativas ao Moutinho, se é que o vá ter de fazer. É que o Moutinho - pelo menos nesta altura - ainda é jogador do Sporting.
Já agora, obrigado Tonel pela atitude, empenho e Sportinguismo evidenciados não só desde que chegou ao Sporting como também no jogo de ontem. Se há quem seja um grande apreciador da postura e capacidades do Tonel sou eu e ontem facturou o segundo golo do Sporting, demonstrando uma classe brutal durante todo o jogo.